CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1184 artigos

blog

Nirlando Beirão (1948-2020)

Com um estilo elegante e naturalmente rebuscado, Nirlando foi aquele cidadão com acesso a altíssimas rodas que nunca perdeu a referência do país debaixo, dos milhões de homens e mulheres do povo que sofrem e trabalham duro, relembra o colunista Paulo Moreira Leite

(Foto: Brasil 247)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Mestre de um ofício de obras perecíveis como o jornalismo, Nirlando Beirão deixou uma lição duradoura sobre essa atividade tão necessária a nossa época.  Com modos suaves, enganosamente doces, teve uma existência rara e exemplar, de quem é leal aos próprios princípios sem necessidade de levantar a voz nem fazer estardalhaço.

Nirlando produziu vários livros descartáveis como acontece na vida de tanta gente legal. Deixou  textos maravilhosos em cinco décadas de um jornalismo atento às contradições de um país com tantas surpresas agradáveis e terríveis. Também deixou uma obra indispensável,  "Meus Começos e Meu Fim," onde conta a história de sua família, marcada por amor proibido dos avós, e também revela a descoberta de um diagnóstico terrível, ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), que o acompanhou nos últimos anos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Conheci Nirlando na redação do Jornal da Tarde, início dos anos 1970, onde me tornei um aprendiz de repórter antes de completar 18 anos. Entre talentos promissores -- na época, iniciantes no jornalismo eram tratados como artistas em início de carreira -- e profissionais consagrados, Nirlando destacava-se pelo espírito generoso e pela independência na postura. Traços notáveis numa redação onde matérias censuradas na véspera eram assunto de conversa em voz baixa no dia seguinte. 

Com um estilo elegante e naturalmente rebuscado, Nirlando foi aquele cidadão com acesso a altíssimas rodas que nunca perdeu a referência do país debaixo, dos milhões de homens e mulheres do povo que sofrem e trabalham duro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como jornalista e como cidadão, deixou uma lição exemplar. Não se pode temer a verdade – mesmo a mais desagradável.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO