CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luciano Teles avatar

Luciano Teles

Professor adjunto de História do Brasil e da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e autor de artigos e livros sobre a história da imprensa operária e do movimento de trabalhadores no Amazonas.

72 artigos

blog

No Brasil a fome bate à porta!

A fome é uma realidade mundial. No Brasil, ela bate à porta! Infelizmente o país poderá voltar ao mapa da fome.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O ser humano ao longo de décadas buscou criar e desenvolver tecnologias que pudessem ser mobilizadas e utilizadas para potencializar a produção de alimentos, com a finalidade de assegurar a sua manutenção física e fisiológica no mundo. Por força dessa capacidade racional e criativa do homem, atualmente o mundo pode produzir uma quantidade de alimentos superior ao que é necessário para a vida na terra. 

Em que pese essa capacidade notoriamente reconhecida, milhares de pessoas convivem diariamente com a fome no planeta, o que aparentemente parece ser contraditório, pois ao mesmo tempo em que é possível produzir alimentos para além da necessidade atual, também é possível ver pessoas sem ter acesso a tais alimentos. A questão que se coloca é a seguinte: por que isso ocorre?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguns pensadores contemporâneos ressaltam que o capitalismo neoliberal esgotou todas as possibilidades civilizatórias no mundo contemporâneo, e está conduzindo a humanidade numa direção cujos resultados são: a destruição ambiental, a exploração do trabalho, a concentração de renda, a intensificação das desigualdades sociais e da exclusão social, para ficarmos apenas nestes aspectos. 

Se fecharmos os olhos e imaginarmos pessoas em situação de fome, pedindo comida nas ruas ou em casa vendo o seu filho chorar porque não há o que comer, definitivamente é a falência da civilização. Agora este é um quadro real, podendo ser visto no cotidiano. Porém, não se combate a fome com políticas que gerem mais destruição ambiental, concentração de renda, exploração do trabalho, desigualdades sociais e exclusão social.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pelo contrário, a sociedade civil deve se mobilizar e pressionar o Estado a intervir no sentido de elaborar políticas de preservação ambiental, distribuição de renda, valorização do trabalho e inclusão social. Qualquer ação do Estado que vá à direção contrária disso, estará agravando ainda mais a situação de fome, contribuindo diretamente para aumentar ainda mais este contingente.

E esta é a situação do Brasil. Os esforços de décadas passadas em possibilitar que milhares de famílias brasileiras pudessem ter acesso a três refeições por dia foram diluídos, sob o medíocre pretexto de populismo fiscal ou o mentiroso discurso do inventivo à “vadiagem”. Programas sociais de distribuição de renda, de valorização do salário mínimo, de proteção ao trabalho e de inclusão social foram desmantelados recentemente. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após o golpe de 2016, a agenda ultraliberal ganhou força com a reforma trabalhista (leia-se precarização/exploração do trabalho) do governo Michel Temer e a reforma da previdência (leia-se fim da aposentadoria e da assistência/proteção social) de Jair Bolsonaro/Paulo Guedes, com o aval do Congresso Nacional. A reforma administrativa pode agravar ainda mais a situação. Sem falar no salário mínimo, cuja política de valorização tem sido desmontada após 2016.

Enfim, a pandemia surgiu e contribui de alguma forma para as falências e desempregos que ocorreram. O auxílio emergencial deu algum suspiro para aqueles que mais necessitam. Não obstante, a política econômica ultraliberal, de 2016 para cá, especialmente sob a condução de Paulo Guedes, tende a agravar todo esse quadro de exclusão social, miséria e fome, chegando mesmo a ser mais nocivo que a pandemia. Certamente que o governo culpará a pandemia por tudo, mas o que esperar de um governo baseado em fake news...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A fome é uma realidade mundial. No Brasil, ela bate à porta! Infelizmente o país poderá voltar ao mapa da fome. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO