CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

416 artigos

blog

No cercadinho das almas

Nessa triste era bolsonarista, onde a burrice é o espetáculo, a cultura brasileira vive o pior momento de toda a sua existência

Artistas,sociedade civil e parlamentares durante manifestação na comissão censura nunca mais (Foto: Gustavo Bezerra - Agência PT)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Nas ditaduras a cultura e as artes são instrumentos de luta e de esperança. Paradoxalmente, a censura do regime autoritário estimula a criação através das vozes, dos sons, das imagens e das expressões que denunciam e inspiram a resistência.  

Foi nessa atmosfera que nasceram grandes obras na música, na literatura, no cinema, no teatro, nas artes plásticas, e surgiram tabloides como o Pasquim, que ironizavam o sistema com inteligência. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nessa triste era bolsonarista, onde a burrice é o espetáculo, a cultura brasileira vive o pior momento de toda a sua existência. Prova disso, é que artistas populares da grandeza de Aldir Blanc, Paulo Gustavo, Tarcísio Meira, Agnaldo Timóteo e Paulo José, morreram durante a pandemia e a Secretaria de Cultura do governo federal, assim como o presidente, não manifestaram luto e pesar. 

Uma pessoa desavisada que assista a live semanal do presidente, vai pensar que Bolsonaro é um desses velhacos decrépitos que gravam discurso de ódio sentado na cadeira de balanço com um adereço em diagonal no peito, ou então que o Brasil foi invadido por comunistas alienígenas e tarados, tamanha a quantidade de bobajadas ditas sempre com uma testemunha na retaguarda, pescada no cercadinho das almas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No circo dos absurdos o picadeiro é palanque para discursos rasos, aleatórios, negacionistas, inúteis e preconceituosos de Jeffersons, Lorenzonis e afins. A seguir nessa toada, o Brasil está caminhando para substituir a liberdade das asas do conhecimento e da diversidade, pela corda da forca da estupidez, onde as tribos usam o mesmo corte de cabelo e cultuam um mito antidemocrático no altar da ignorância. 

Se nada mais acontece no meu coração, quando cruzo a Ipiranga e a avenida São João, então chegou a hora de checar os cintos, amarrar os cadarços, segurar na mão da criançada, porque a lotação da cultura tem que frear para arrumar a ‘cozinha’. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO