CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Guilherme Coutinho avatar

Guilherme Coutinho

Jornalista, publicitário e especialista em Direito Público. Autor do blog Nitroglicerina Política

141 artigos

blog

No país do contrário, quem faz greve é o patrão

 Essa é nossa situação: o movimento grevista mais bem-sucedido acredita que Temer é socialista demais e continuam odiando o PT e todas as centrais sindicais. E a esquerda, massacrada pelo golpe, continua carimbando dinheiro e fazendo tuitaço

 Essa é nossa situação: o movimento grevista mais bem-sucedido acredita que Temer é socialista demais e continuam odiando o PT e todas as centrais sindicais. E a esquerda, massacrada pelo golpe, continua carimbando dinheiro e fazendo tuitaço (Foto: Guilherme Coutinho)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Greve, locaute, lock out, não importa a terminologia. O importante é que o paro dos caminhoneiros está levando, rapidamente, o país ao caos. Enquanto a população sofre em longas filas para abastecer o tanque a preço de ouro, o governo corre para conseguir atender rapidamente as demandas da categoria. O que presumidamente seria uma vitória da classe trabalhadora contra um governo corrupto, é, na verdade, mais um exemplo do pandemônio que virou o Brasil-pós-golpe: quem parou foi o patrão. E as pautas, ao invés de atender reivindicações da classe trabalhadora, visam promover ideais de extrema-direita, como a volta da ditadura.

Os donos de caminhão, de frotas e de transportadoras, que comandam o movimento, não estão protestando pela alta dos combustíveis. A reivindicação diz respeito apenas ao preço do diesel, ignorando a gasolina e o álcool, utilizados pela população. Ainda assim, eles dão a fórmula para baixar o preço: querem redução dos impostos, pauta antiga defendida por todo o setor empresarial, não apenas da área de transportes. A outra pauta do movimento é a volta da ditadura militar, algo temeroso, e que, a cada dia, parece ficar mais próxima da nossa realidade. Como a própria esquerda deveria saber, movimentos organizados e unidos em torno de um ideal, costumam sair vitoriosos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Do outro lado do espectro ideológico, a esquerda, outrora aguerrida e lutadora, parece assistir, deitada em berço esplêndido, à apropriação da direita de sua principal estratégia. Houve muitas ameaças de greve geral, de fechamento de estradas e protestos, da deposição de Dilma à prisão de Lula. Infelizmente, mesmo contando com a maioria dos movimentos sociais e sindicais, as ameaças não se concretizaram. Sem união e ação, o resultado foi um golpe atrás de outro.

O preço dos combustíveis é resultado de uma política liberal, implementada pelo tucano Pedro Parente. Mas, para os caminhoneiros, é fruto da política "comunista" do temer. Essa é nossa situação: o movimento grevista mais bem-sucedido acredita que Temer é socialista demais e continuam odiando o PT e todas as centrais sindicais. E a esquerda, massacrada pelo golpe, continua carimbando dinheiro e fazendo tuitaço.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO