CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
HELENA CHAGAS avatar

HELENA CHAGAS

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Novas revelações podem esquentar depoimento de Moro

Helena Chagas escreve sobre o depoimento de Moro no Senado nesta quarta; submetido aos media trainning de praxe, Moro pode ter sua performance liquidada por uma nova leva de revelações do Intercept

Moro irá ao Senado: escândalo da Vaza Jato (Foto: Foto: Lula Marques)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, para o Divergentes e Jornalistas pela Democracia - O ministro da Justiça, Sergio Moro, passou do ponto de não-retorno em sua opção por uma trajetória política com o vazamento, pelo The Intercept, das conversas impróprias com Deltan Dallagnol e integrantes da força-tarefa da Lava Jato. Entre uma aparição no programa do Ratinho e a ida à marcha dos evangélicos em São Paulo, irá nesta quarta-feira à CCJ do Senado tentar se explicar. A persona do juiz já ficou lá atrás, e é como político que Moro terá que entrar no bateu-levou com os senadores.

Moro irá à CCJ a seu pedido, numa operação articulada pelo governo para tentar esvaziar os pedidos para criação de uma CPI destinada a investigar as conversas e seu vazamento.  Em princípio, portanto, uma manobra de salvamento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas, assim como ocorre com as CPIs, depoimentos no Senado nós sabemos como começam, mas nem sempre como terminam. Basta lembrar de alguns ex-ministros que chegaram ao Senado seguros e confiantes e de lá saíram demitidos. Não é comum, mas acontece.

Senadores de oposição estão reunidos hoje para estudar perguntas e traçar estratégias. Moro deve estar recebendo seu media-training, com dicas também dos assessores parlamentares governistas. Afinal, ele passou a vida se comunicando nos autos e não é bom de discurso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O fator decisivo para o desempenho do ex-juiz, porém, poderá ser uma nova leva de conversas a serem vazadas pelo Intercept entre hoje e amanhã, com mais diálogos indecorosos mostrando a articulação entre o então juiz e os acusadores do ex-presidente Lula na Lava Jato. O que já saiu até agora é bastante grave, mas conhecido e discutido. Sob o fator surpresa, novas revelações poderiam deixar Moro sem resposta. No mínimo, teriam um efeito midiático.

O governo Bolsonaro, que resolveu politizar as coisas e apoiar seu ministro da Justiça, teve bastante sucesso na criação de novas crises que, inevitavelmente, disputaram espaço com o escândalo da Vaza-Jato nos últimos dias. Mas este será o principal espetáculo da quarta-feira. Já comprei a pipoca.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO