CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Leopoldo Vieira avatar

Leopoldo Vieira

Marketeiro em ano eleitoral e técnico de futebol em ano de Copa do Mundo

179 artigos

blog

O bem que a Lava Jato fez ao país

Por causa dela, o Brasil poderá experimentar uma fórmula política recomendada por grandes cientistas políticos nas eleições de 2018: o financiamento público de campanha com listas partidárias fechadas, ou seja, sem constrangimento do poder econômico à democracia e com voto mais programático, ideológico, focado nas ideias e propostas coletivas

São Paulo - Polícia Federal chega a construtora Odebrecht na 23ª fase da Operação Lava Jato( Rovena Rosa/Agência Brasil) (Foto: Leopoldo Vieira)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A polêmica operação, após idas e vindas, críticas e ataques, já produziu uma importante resultante ao país.

São avanços institucionais e cidadãos que ainda dependem de desfecho, mas renovam a esperança. Ouso enumerar alguns:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

- O senado aprovou o projeto que pune o abuso de autoridade.Isso quer dizer que está perto do fim a carteirada, as prisões abusivas (que lotam preventiva e provisoriamente as cadeias), os maus tratos nas delegacias e os vazamentos que prejudicam as investigações.

- O senado também aprovou o fim do foro privilegiado alterando a Constituição, isto é, sem brechas para que maiorias convenientes revertam a decisão. A partir do momento em que for promulgado pelo Congresso Nacional, dali em diante, só os presidentes daquela casa, da Câmara dos Deputados, da suprema corte e da República terão esta garantia. 35 mil autoridades dos três poderes perderão a prerrogativa e estarão, como todos, sujeitos ao rito processual normal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que ambas tem em comum: todo e qualquer cidadão poderá processar, se se considerar lesado, uma autoridade. E esta será julgada como este cidadão seria.

- A operação forçou a conversa dos dois maiores líderes nacionais em atividade e seus respectivos partidos - Lula e PT, FHC e PSDB - e já desenha a recomposição de um centro democrático, onde participa também líderes do PMDB descontentes com o atual governo, para além só da garantia de governabilidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Este diálogo terá que encontrar uma solução para um dos sérios efeitos colaterais da operação: a contribuição relevante para a derrubada do PIB, o crescimento do desemprego, a debilitação de importantes cadeias produtivas e a redução da inserção econômica internacional do Brasil.

Efeitos estes que, por outro lado, serão oferecidos ao julgamento da sociedade em 2018, para que esta diga o quão significativo para ela é defender o que foi abalado. Isso é democracia e não o que minha doutrina ou meu guru têm por verdade, que deve apenas ter maioria para ser imposta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

- Por causa da Lava Jato, goste-se ou não dos nomes, parou de ser inventada a roda nas indicações para ministros do Supremo Tribunal Federal. O que põe na mesa o debate sobre atualizar ou não os critérios deste procedimento.

- Por causa dela, o Brasil poderá experimentar uma fórmula política recomendada por grandes cientistas políticos nas eleições de 2018: o financiamento público de campanha com listas partidárias fechadas, ou seja, sem constrangimento do poder econômico à democracia e com voto mais programático, ideológico, focado nas ideias e propostas coletivas de convergências e sinergias de grupos de interesse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

- Por causa dela, a sociedade pôde pôr para fora suas entranhas políticas tais como elas são - da extrema-esquerda à extrema-direita - e pôr na balança o quão importante ou não são os avanços estruturais - CLT, Previdência Social, habeas corpus, devido processo legal, por exemplo - e os conjunturais - pleno emprego, mobilidade social, inflação controlada, responsabilidade fiscal etc.

- Por causa dela, poderemos ter a chance - será? - de assistir o depoimento de Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sergio Moro ao vivo, um marco para a transparência maior até do que a transmissão, nos mesmos termos, do julgamento da AP 470.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Que a história lhe seja generosa, sobretudo em relação à narrativa.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO