CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Orlando Silva avatar

Orlando Silva

Líder do PCdoB na Câmara dos Deputados. Foi ministro do Esporte nos governos Lula e Dilma e vereador na cidade de São Paulo em 2013-2014

69 artigos

blog

O Brasil obstruído

Doze, vinte, trinta bilhões em emendas para parlamentares, abatimentos de dívidas, perdões fiscais... os números variam, o objetivo não: valeu tudo para salvar a própria pele e daqueles que o cercam

Brasiia DF 25 10 2017 - O presidente Michel Temer acenou para jornalistas e fez sinal de positivo ao deixar hospital, (Antonio Cruz/agencia Brasil (Foto: Orlando Silva)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A triste sina de um país que teve o poder político tomado de assalto teve mais um capítulo burlesco na noite desta quarta-feira: a maioria da Câmara cedeu aos assédios inconfessáveis do governo e livrou Michel Temer das investigações por formação de quadrilha e obstrução de justiça.

A sobrevida àquele que ocupa a cadeira presidencial custou muito ao Brasil e ao nosso povo mais sofrido. A destruição das contas públicas, prejudicadas pelas incertezas e pela irresponsabilidade sem limites nas barganhas por votos são amostras do precipício que Temer emborcou o país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Doze, vinte, trinta bilhões em emendas para parlamentares, abatimentos de dívidas, perdões fiscais... os números variam, o objetivo não: valeu tudo para salvar a própria pele e daqueles que o cercam.

Mas o pior pode estar por vir. Temer manteve apoio para se salvar porque dirige um governo antinacional, antissocial e antipopular.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pretende entregar o que resta das riquezas do Brasil - Amazônia, Eletrobrás, Petrobrás, forçar os estados a vender empresas de água e saneamento -, na bacia das almas, para as potências estrangeiras. Liquidou direitos trabalhistas e planeja acabar com a Previdência. Chegou ao impensável ao "revogar a Lei Áurea", flexibilizando as leis e dificultando o combate ao trabalho escravo.

Mas se a sede de sangue não tem fim, ao menos a resistência cívica se amplia. Temer teve de "negociar" presenças até de alguns de seus contrários para instalar a sessão, dada a tenaz obstrução que os parlamentares de oposição realizamos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aliás, fato relevante foi a ação coesa e madura, sem estrelismos, dos oposicionistas dos vários partidos. Que sigamos unidos, buscando conformar uma ampla frente contra o desmonte do país e em defesa da democracia e dos direitos ameaçados.

Mesmo com o inacreditável flagra de líder governista conferindo planilha de emendas e painel eletrônico, em plenário, constrangendo o exercício da liberdade parlamentar; mesmo exonerando ministros e secretários de estados para que assumissem vagas na Câmara e lhe garantissem votos, o placar fala por si: Temer 251 X Brasil 233, descontadas as ausências.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O governo perdeu doze votos ante a primeira denúncia e a oposição conquistou outros. Apenas com os 251, a base aliada não conseguirá sequer dar quorum para votar projetos simples. Isso significa que mentem quando falam em aprovar a Reforma da Previdência (são necessários 308 votos), porque hoje não têm condições nem de aprovar leis ordinárias, menos ainda reformas constitucionais.

Outro fato negativo para o Planalto foi a ampliação da divisão do PSDB, agora pendendo majoritariamente contra Temer. Demonstra o enfraquecimento da aliança forjada por Aécio Neves e o esfacelamento dos tucanos em disputas fratricidas. O rearranjo da base governista tende a estressar ainda mais as relações partidárias e causar insatisfações, com repercussões nos próximos meses.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na tarde de ontem, Michel Temer, que arrasta correntes no palácio, foi internado com obstrução urinária. Nada mais irônico para quem está obstruindo os destinos de um país e de todo um povo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO