CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Guilherme Coutinho avatar

Guilherme Coutinho

Jornalista, publicitário e especialista em Direito Público. Autor do blog Nitroglicerina Política

141 artigos

blog

O Brasil tem seu próprio Trump. E não é o Bolsonaro

Somente algumas ideias do século passado unem Donald Trump e Jair Bolsonaro. Mas nós temos um Trump tupiniquim. O nome dele é João Dória. As semelhanças (com Trump) são evidentes: ambos são milionários, conservadores, representam o empresariado e o Capital em suas jurisdições e já apresentaram o mesmo reality show. O Brasil não é os EUA e tenho certeza que não elegeremos um “Donald” por aqui.

Somente algumas ideias do século passado unem Donald Trump e Jair Bolsonaro. Mas nós temos um Trump tupiniquim. O nome dele é João Dória. As semelhanças (com Trump) são evidentes: ambos são milionários, conservadores, representam o empresariado e o Capital em suas jurisdições e já apresentaram o mesmo reality show. O Brasil não é os EUA e tenho certeza que não elegeremos um “Donald” por aqui. (Foto: Guilherme Coutinho)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Jair Bolsonaro tenta ganhar algum espaço com o eleitorado conservador, comparando-se com o presidente americano Donald Trump. Mas, além do fato de possuírem ideias igualmente repugnantes, os dois políticos pouco têm em comum. Enquanto o milionário americano se orgulha de nunca ter dependido de dinheiro público, Bolsonaro é político de carreira desde 1989, quando se elegeu vereador. Há 26 anos é deputado “baixo clero” na Câmara Federal e antes era servidor público do exército. Foi a população quem sempre bancou o machismo e o racismo de Bolsonaro. Sim, saiu do nosso bolso.

Infelizmente o discurso preconceituoso, nacionalista e por muitas vezes infantil de Bolsonaro, tem lhe dado uma visibilidade maior do que ele merece. O deputado já fez todo tipo de atrocidade: apologia ao estupro, declarações racistas, homofobia deliberada contra colegas de parlamento e homenagem ao torturador de Dilma na votação de cartas marcadas do golpe. Não respeita as instituições. Já afirmou que irá fechar o Congresso, se eleito.  É por isso que vem sendo chamado de “mito”. Bolsonaro não tem nenhuma experiência executiva ou de gestão (característica mais aclamada pelo próprio Trump em sua campanha).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Existe ainda outra diferença fundamental entre os dois: a competitividade. Enquanto o americano venceu as prévias do Partido Republicano, o que lhe colocou imediatamente na disputa real pelo pleito, a um ano e meio das eleições presidenciais, Bolsonaro brigou com a cúpula do PSC e ainda procura algum partido conservador (de menor expressão) que aposte em sua empreitada. De fato, somente algumas ideias do século passado unem essas duas figuras. Mas nós temos um Trump tupiniquim. O nome dele é João Dória.

As semelhanças são evidentes: ambos são milionários, conservadores, representam o empresariado e o Capital em suas jurisdições e já apresentaram o mesmo reality show. Muito brevemente poderemos apontar mais uma semelhança: a de que ambos passaram na frente de muitas pessoas em seus partidos, para disputar uma eleição presidencial em um partido de expressão. A maior diferença talvez seja o semblante. É realmente contrastante a expressão sempre fechada de Trump com o sorriso onipresente e artificial de Dória.  Além do mais, o Brasil não é os EUA e tenho certeza que não elegeremos um “Donald” por aqui.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO