CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Emir Sader avatar

Emir Sader

Colunista do 247, Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros

818 artigos

blog

O calcanhar de Aquiles de Bolsonazi

"Bolsonazi precisa esconder que, se for eleito, as condições de vida da grande massa da população só piorarão. Os 27 milhões de desempregos terão seu contingente aumentado. O desmonte dos direitos sociais se prolongaria com seu governo", escreve o sociólogo Emir Sader; ele alerta que "essa é a questão central para colocar para as pessoas", que pode vir também "acompanhada da pergunta se a vida deles tinha sido melhor em termos de emprego, de salário, de programas sociais e como piorou com o governo Temer. E como Bolsonazi e seu ministro da economia prometem manter a mesma política econômica"

O calcanhar de Aquiles de Bolsonazi
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O objetivo maior, aquele pelo qual as elites dominantes apoiam a um tipo tão desqualificado, pessoal e moralmente, como o Bolzonazi, é o de manter o modelo neoliberal. O golpe contra a Dilma teve, por detrás da mascarada das pedaladas fiscais, o objetivo de reinstalar esse modelo, programa fundamental do capitalismo mundial no período histórico atual.

Quando tratou de ganhar as graças do empresariado, Bolsonazi não hesitou em buscar um economista neoliberal, bem ao agrado dos setores economicamente dominantes. Manteve o discurso que o fez popular, com toda sua truculência, alegando que com isso estaria protegendo a segurança das pessoas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas da mesma forma que passou com o golpe de 2016, são estratagemas, justificativas demagógicas para o verdadeiro objetivo que interessa – o modelo econômico neoliberal, que promove a hegemonia do capital financeiro na economia. Da mesma forma que Henrique Meirelles servia para afiançar o apoio do grande empresariado, o nome de Paulo Guedes tem esse papel.

Por isso que Bolzonazi trata de esconder toda sua política econômica, apelando para o Guedes, como se se tratasse de uma questão técnica, quando na verdade é o aceno fundamental para que o grande empresariado tolere todas suas imbecilidades, porque em troca teriam a garantia da manutenção do neoliberalismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como sabe que esse modelo é o responsável fundamental pela falta total de apoio ao governo de Temer, Bolsozani trata de evitar os temas que levaram ao isolamento do governo atual: salários, emprego, direitos trabalhistas, etc., etc. Porque sabe que seu discurso resistiria pouco, diante das perguntas que podemos colocar para todos os que votaram nele:

Sua situação econômica melhorou ou piorou com o governo Temer? Como está em termos de emprego, de salários, de trabalho com carteira de trabalho, de direitos e programas sociais?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonazi precisa esconder que, se for eleito, as condições de vida da grande massa da população só piorarão. Os 27 milhões de desempregos terão seu contingente aumentado. O desmonte dos direitos sociais se prolongaria com seu governo. A miséria, o abandono, a população morando nas ruas só aumentará, porque a política econômica seria a mesma do governo Temer e seus efeitos seriam os mesmos.

Essa a questão central para colocar para as pessoas. Pode também ser acompanhada da pergunta se a vida deles tinha sido melhor, em termos de emprego, de salário, de programas sociais – Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros. E como a vida deles piorou com o governo Temer. E como Bolsonazi e seu ministro da economia prometem manter a mesma política econômica, com as mesmas consequências negativas para a vida deles.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi o calcanhar de Aquiles do governo Temer, foi o responsável pela falta total de apoio da candidatura do Meirelles. E é o ponto mais frágil da candidatura do Bolzonazi, mais além da religião das pessoas e de outros valores que elas professam.

Temos que perguntar às pessoas o que o seu candidato promete que vai fazer para acabar com o desemprego. Se ele se preocupa com o desemprego, se fala prioritariamente do tema. Ou se desconhece, não se interessa por isso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Recordar que ele é favorável a manter os altos salários dos deputados, como já declarou, que quer manter o auxilio moradia para ele e para seus filhos, mesmo se eles tem casa na cidade onde moram. Como isso é imoral, logo ele que disse que é contra a corrupção. Recordar com ele não declarou grande parte dos bens que possui na sua declaração do imposto de renda. Como um dos seus filhos enriqueceu mais de 400% desde que é deputado.

Mostrar como ele mente. Como fala as piores coisas das mulheres, que ele considera inferiores, que devem ganhar menos pelo mesmo emprego. Como ele fala mal dos negros, dos nordestinos. Como ele é a favor dos ricos, dos banqueiros, que todos o apoiam.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Confrontar o que ele diz com o que ele é. É a melhor forma, a mais convincente, para reverter os votos decisivos nestes últimos dias destas eleições decisivas para o Brasil e para o nosso povo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO