CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1183 artigos

blog

A grande tragédia do covid-19 nos aguarda

"Ou nosso país renascerá unificado e solidário da maior catástrofe deste século. Ou não sairá", escreve Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia

(Foto: Reuters | Sputnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia - O empenho de Bolsonaro para sabotar diariamente a luta nacional contra o novo coronavírus apenas confirma a necessidade de encontrar  uma saída que interessa à maioria dos brasileiros e brasileiras. 

Em março de 2020 restam poucas dúvidas sobre a necessidade do país preservar o confinamento horizontal para minimizar - na medida do possível - o sofrimento prometido pelo covid-19. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A escancarada desigualdade brasileira, herança de um passado que não é preciso recordar aqui, nos trouxe uma tarefa suplementar, porém.   

Será indispensável fazer um esforço para incluir a imensa parcela da população - metade ou até mais - prejudicada  por uma história de injustiça e exclusão que não lhe permitiu formar renda nem ter meios próprios para proteger-se nessa hora terrível, em que até  ricos e poderosos se sabem ameaçados. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não se trata de uma questão menor. Aqui, toda omissão implicará o risco de  transformar o confinamento num desastre histórico, onde a parcela bem nascida tentará mais uma vez conviver cinicamente com o massacre de outra parcela - imaginando que a parte inferiorizada irá se portar como gado a caminho do matadouro. 

Um bom resumo da situação encontra-se nas linhas seguintes, que descrevem a atitude daqueles que, na cúpula do Estado e das grandes fortunas, seguem trabalhando pela fórmula dos mais ricos que tentam ficar cada vez mais ricos, em qualquer circunstância: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Mesmo com excesso de recursos no sistema bancário, as instituições não querem correr riscos e estão elevando suas taxas, especialmente nas operações de curto prazo (capital de giro). Ou seja: o crédito irá fundamentalmente para empresas de grande porte, justamente as que são capazes de suportar condições econômicas hostis." (Julio Wislak, Folha, 29/3/2020). 

Estamos falando de vidas humanas - esse valor insubstituível - mas não apenas biológico. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No aqui e agora,  é impossível enxergar o destino que espera cada país - e mesmo cada indivíduo - naquele novo  momento histórico, sem data marcada, quando imaginamos que a pandemia terá terminado.

Mas é possível, desde já,  entender um ponto. Ou nosso  país renascerá unificado e solidário de uma tragédia dessa profundidade. Ou não sairá. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O esforço que for feito hoje em cada nação para proteger o conjunto da população representará o passo decisivo na preservação de sua riqueza, sua cultura e, muito provavelmente, sua  soberania. A possibilidade de futuro, enfim. 

Sabemos que os fatos históricos não se repetem. Mas aprendemos uma lição duradoura. O caminho que homens e mulheres de um país escolhem para resolver perigos e ameaças de cada momento costuma definir o país em que poderão viver no futuro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO