CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Alberto Mattos avatar

Carlos Alberto Mattos

Crítico, curador e pesquisador de cinema. Publica também no blog carmattos

255 artigos

blog

O crepúsculo do macho no western

"Ataque dos Cães", o bem composto western psicológico de Jane Campion, discute uma ideia complexa de masculinidade, mas atira em mais direções do que consegue atingir

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Aconselho quem assistir a Ataque dos Cães (The Power of the Dog) não esquecer as palavras iniciais de um narrador em off: "Que tipo de homem seria eu se não salvasse minha mãe?". Quem diz isso é Peter (Kodi Smit-McPhee) a respeito da viúva Rose (Kirsten Dunst), que administra um pequeno hotel-restaurante.

Peter é um pós-adolescente de maneiras delicadas na rural e homofóbica Montana de 1925 (filmada na Nova Zelândia). Quando Rose subitamente se casa com o fazendeiro George (Jesse Plemons), mãe e filho vão cair no centro de uma rivalidade entre irmãos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enquanto George é requintado e civilizado, seu irmão Phil (Benedict Cumberbatch) é um cowboy grosseirão que reage mal à nova realidade da casa. Sobre esse pano de fundo de tensão e ressentimento, Jane Campion vai construir um western psicológico cheio de linhas divergentes, baseado em romance de Thomas Savage.

Embora o controle da direção seja impecável, numa constante atmosfera de apreensão, o filme atira em várias direções e acaba atingindo menos alvos do que se espera. O casamento de Rose e George, aparentemente róseo, envolve certa crueldade, exposta na cena em que o marido a obriga a tocar piano para o governador. Rose tem um hábito oculto que faz sua personagem mudar da água para o conhaque ao longo dos 126 minutos do filme, ao passo que George praticamente evapora da tela. Esses subplots não acrescentam grande coisa ao eixo central e, ao contrário, o diluem um pouco.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fica com Phil e Peter, afinal, a responsabilidade por conferir maior substância à trama. Um segredo os aproximará perigosamente, numa relação embalada pelo culto de Phil a uma amizade do passado e por muitos elementos fálicos (cordas, estacas fincadas no chão, closes de quadris masculinos e de cavalos musculosos). Uma ideia complexa de masculinidade entra na berlinda até o desfecho relativamente surpreendente, sobretudo para quem se esqueceu da frase inicial de Peter.

Ataque dos Cães está na Netflix

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO