CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marcos Cintra avatar

Marcos Cintra

89 artigos

blog

O custo do PT no poder

Na prática a administração do PT acabou, mas preocupa o fato do governo ainda ter mais três anos pela frente. O país está desorientado, sem rumo, e não há perspectiva que o quadro mude

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Brasil vive a pior recessão em 25 anos, com o PIB podendo cair mais de 2% em 2015. O vice-presidente da República, Michel Temer, apela por "reunificação do país", dizendo que a situação é grave porque "há uma crise política se ensaiando e uma crise econômica que precisa ser ajustada". O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, reconhece que a situação fiscal é "séria". Vale lembrar que no âmbito das finanças públicas o resultado primário consolidado em junho fechou com déficit de R$ 9,3 bilhões, o pior da série histórica do Banco Central, iniciada em dezembro de 2001.

A situação crítica do Brasil não para por ai e tende a se agravar. Membros do governo admitem que a gestão Dilma perdeu o controle de sua base de sustentação política. Isso fica claro com a recente debandada do PDT, que se declarou independente, e do PTB, cujo líder afirmou que o partido "não votará mais sistematicamente com o governo". Em relação ao PT, as investigações da Operação Lava Jato mostram que o partido está atolado até o pescoço nos esquemas de corrupção e seu ex-presidente, José Dirceu, voltou a ser preso pela Polícia Federal. Ou seja, o partido governista, que já tem seu ex-tesoureiro na prisão, tem de novo atrás das grades um de seus principais líderes. Para coroar essa situação, o Datafolha divulgou levantamento revelando que a gestão Dilma é classificada como ruim ou péssima por 71% dos brasileiros, a pior avaliação de um presidente da República desde o terrível ano de 1990, quando houve o confisco da poupança e o PIB encolheu 4,3%.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Brasil está mergulhado em um cenário de incertezas que o PT criou com seu projeto obscuro de poder, suas barbeiragens na economia e sua omissão em relação à condução das reformas estruturais. Erros grotescos foram cometidos em setores estratégicos como, por exemplo, o de energia elétrica. Avanços no campo das finanças públicas, obtido a duras penas, como o regime de superávit primário, foram perdidos com a negligência que tomou conta da política orçamentária. Na gestão governamental o aparelhamento político ditou as regras na administração direta e também nas estatais, contribuindo para ampliar a corrupção endêmica que assola o país. Além disso, houve o exacerbado intervencionismo estatal, proposto na campanha de 2010 para acelerar o crescimento econômico, e que se efetivou toscamente com forte viés ideológico, e seu efeito foi a elevação do risco para o empreendedor e a redução da expansão média do PIB de 4,5% entre 2004 e 2010 para apenas 1,6% entre 2011 e 2014.

Vivemos uma situação extremamente preocupante e que se configura como uma das maiores crises da história brasileira. Isso acontece com um governo recém-empossado, que por pouco não foi desalojado do poder nas últimas eleições, e cuja capacidade de gestão se deteriorou muito rapidamente. Na prática a administração do PT acabou, mas preocupa o fato do governo ainda ter mais três anos pela frente. O país está desorientado, sem rumo, e não há perspectiva que o quadro mude.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Brasil não pode seguir sangrando por tanto tempo. Por conta disso, aos poucos ganha força uma alternativa que alguns julgam ser a menos dolorosa para o país que seria o afastamento definitivo de Dilma da presidência. O fato é que, qualquer que seja a saída, o modo petista de governar nos levou à atual situação e sair dela vai impor um custo social extremamente elevado para colocar novamente a economia nos trilhos e a casa em ordem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO