CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Leonardo Attuch avatar

Leonardo Attuch

Leonardo Attuch é jornalista e editor-responsável pelo 247.

410 artigos

blog

O desafio de Eduardo Campos

É impossível estar à direita de Aécio e à esquerda de Dilma ao mesmo tempo. A fórmula deve mudar

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Pressionado pelas pesquisas, que o apontam distante de um eventual segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff, o ex-governador pernambucano Eduardo Campos, pela primeira vez, sinalizou ao eleitor que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) é antes um adversário – e não um aliado no esforço comum de destronar o PT. Eduardo primeiro disse estar "à esquerda" de Aécio e, em seguida, endossou a crítica de sua vice Marina Silva, que afirmou que o PSDB tem "cheiro de derrota" no segundo turno.  Por fim, afirmou que tem mais capacidade de unir o país do que o tucano.

O estar "mais à esquerda" seria explicado, segundo Campos, pelas origens dos dois candidatos. Ele, neto de Miguel Arraes, entusiasta das Ligas Camponesas e perseguido pela ditadura militar; Aécio, neto de Tancredo Neves, um conciliador nato, que conseguiu se equilibrar em momentos antagônicos da vida política brasileira. Ocorre que, ao eleitor, interessam mais as atitudes do que a história. E ao propor pontos como meta de inflação de 3% ao ano, a autonomia do Banco Central e também não desmentir o rumor de que o banqueiro Roberto Setúbal, do Itaú Unibanco, seria seu ministro da Fazenda, Campos sinalizou estar à direita – e não à esquerda de Aécio. Ou seja: tentou se vender ao chamado mercado como um personagem mais ortodoxo do que o rival.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao mesmo tempo, no que diz respeito ao social, ele tem adotado a linha de que "é possível fazer mais". Numa entrevista a uma rádio mineira, prometeu ampliar o número de beneficiários do Bolsa-Família. O ponto é que é impossível estar à direita de Aécio e à esquerda de Dilma ao mesmo tempo. A conta não fecha, como, aliás, foi notado por Dilma num encontro recente com jornalistas. Ela lembrou que trazer a inflação a 3% seria uma medida recessiva que exigiria juros altíssimos, elevaria o desemprego a 8,2% e, portanto, reduziria a margem de manobra para gastos sociais.

Isso não significa que Eduardo Campos não tenha condições de crescer. Mas o espaço que ele deve ocupar no imaginário deve ser o do novo – e não aquele que já pertence ao PT e ao PSDB. Dos três principais candidatos, foi ele quem produziu o fato mais importante da pré-campanha, ao laçar Marina Silva. Mas a presença da ex-senadora não cai bem nos salões empresariais que Eduardo frequenta e o discurso do socialista aos figurões da economia também afugenta os marineiros. O resultado disso é que o casamento de ambos, até agora, subtraiu mais do que somou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Caberia à dupla tentar encarnar o sentimento dos brasileiros que foram às ruas em junho, incomodados com a má qualidade de serviços públicos e a captura do País pela agenda das grandes empreiteiras – que, coincidentemente, foram o alvo de manifestações na última semana. Ou seja: em vez de tentar conquistar os corações dos ricos, com mais juros, e as mentes do povão, com mais Bolsa-Família, Eduardo só tem um caminho: o de tentar convencer o eleitor de que é capaz de entregar um estado mais eficiente. Uma agenda que interessa a todos, pobres e ricos, insatisfeitos com o fato de um país próspero como o Brasil ainda oferecer serviços públicos tão precários.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO