CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Voney Malta avatar

Voney Malta

204 artigos

blog

O desrespeito ao Estado e o desrespeito do Estado

Há um bom tempo que o poder público – estado e município - está distante das comunidades que mais precisam dos seus serviços nas áreas de saneamento, saúde, educação e segurança

Há um bom tempo que o poder público – estado e município - está distante das comunidades que mais precisam dos seus serviços nas áreas de saneamento, saúde, educação e segurança (Foto: Voney Malta)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

As cenas de guerra urbana registradas no Conjunto Colibri, em Maceió, pareciam cenas de um filme. Renderam ótimas imagens para os jornalistas. Estes foram vítimas de ameaças e até um veículo da imprensa foi destruído, embora estivessem presentes apenas para relatar os fatos.

Mas por trás do ocorrido – e sem qualquer julgamento sobre a ação da polícia que desencadeou naquela reação desproporcional – fica claro que há um poder paralelo dominando regiões na capital alagoana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os relatos sobre a presença de pessoas da comunidade fortemente armadas é a comprovação. Há um bom tempo que o poder público – estado e município - está distante das comunidades que mais precisam dos seus serviços nas áreas de saneamento, saúde, educação e segurança.

Como inexiste espaço desocupado, grupos criminosos surgiram, cresceram e se reforçaram funcionando de maneira organizada como uma empresa. Lá eles governam. E como objetivam o lucro, enfrentam quem se dispor a enfrentá-los.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Estado desrespeitou os mais pobres, estes agora desrespeitam o Estado. E não adianta usar como justificativa apenas que a questão da violência é nacional, porque é. No entanto, más administrações espalhadas pelo País deram espaço para o crescimento de tamanho poder paralelo.

Uma grande e grave omissão da classe política e dos gestores públicos aqui e alhures.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Talvez, pelo nível da classe política brasileira, esteja na hora de acolhermos uma ideia defendida por intelectuais e alguns poucos políticos, que é o de limitar que um político eleito possa ser reeleito para o mesmo cargo apenas uma vez.

Funcionaria assim: um deputado estadual eleito e reeleito após a conclusão do segundo mandato poderia concorrer, naquela eleição, ao cargo de deputado federal, senador ou governador. Essa regra funcionaria para os demais cargos e assim sucessivamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dessa forma, abriria espaço para outros nomes, evitaria a profissionalização de políticos e clãs familiares. Talvez assim trabalhassem mais, fossem mais ágeis nas votações e efetivamente exercessem o poder.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO