CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Dom Orvandil avatar

Dom Orvandil

Bispo Primaz da Igreja Católica Anglicana, Editor e apresentador do Site e do Canal Cartas Proféticas

312 artigos

blog

O dia internacional da mulher é luta e não flores, jantares e motéis

Homens se apresentam sedutores e galanteadores com as mulheres, propondo-lhes prazeres loucos, desde que em troca contem com sua submissão e exploração na tripla jornada, notadamente como serviçais sexuais e prestadoras gratuitas dos serviços domésticos. É incrível que muitas das mulheres esperem por isso e se sintam prestigiadas pelo romantismo machista

Homens se apresentam sedutores e galanteadores com as mulheres, propondo-lhes prazeres loucos, desde que em troca contem com sua submissão e exploração na tripla jornada, notadamente como serviçais sexuais e prestadoras gratuitas dos serviços domésticos. É incrível que muitas das mulheres esperem por isso e se sintam prestigiadas pelo romantismo machista (Foto: Dom Orvandil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Querida Professora Carla Centeno, Campo Grande, MS

Agradeço sua deferência em solicitar a inclusão do seu nome na minha lista de preciosas amizades. Acolhê-la é acalentar a educação, a inteligência e a coragem femininas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A conjuntura faz do 08 de março deste de 2017 comemoração especialíssima.

É necessário agendar essa data relevando o verbo comemorar, que desemboca em "comemoração" e se origina do latim commemoratio, de commemorare – "lembrar-se, trazer à mente", de com-, intensificativo, mais memorare, "lembrar-se", de memor, "aquele que se lembra". E "memor" provavelmente vem do sânscrito smarami, signidando "lembro-me, desejo".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lembrar honesta e intensamente da origem do "dia internacional da mulher" é resgatá-lo historicamente da decadência que o resvala para a deterioração do romantismo machista e burguês atuais.

Li há algum tempo em algum lugar uma estatística que informava que neste dia as floriculturas, restaurantes e motéis registram movimentos acima da média.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Homens se apresentam sedutores e galanteadores com as mulheres, propondo-lhes prazeres loucos, desde que em troca contem com sua submissão e exploração na tripla jornada, notadamente como serviçais sexuais e prestadoras gratuitas dos serviços domésticos. É incrível que muitas das mulheres esperem por isso e se sintam prestigiadas pelo romantismo machista.

A aparente inocência desse romantismo sexista objetiva sepultar a história revolucionária envolvendo as mulheres desde o nascimento da concretização do capitalismo através da revolução industrial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao contrário do romantismo tosco, as mulheres submetidas a violentas explorações desde os primeiros dias até o apogeu da revolução das máquinas na Inglaterra, expandindo a escravização pelo mundo onde o capitalismo crescia, descobriram desde cedo que o machismo se alimenta dos detritos da exploração da mão de obra.

Tanto é assim que as explosões libertárias das mulheres nas fábricas nos Estados Unidos, principalmente as têxteis, as levou ao enfrentamento do patronato atrasado, do judiciário policialesco assassino e do Estado burguês perverso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nas lutas as mulheres trabalhadoras foram heroínas e mártires da impiedade patronal e estatal capitalista, como se pode ler em várias obras praticamente clássicas, principalmente escritas por mulheres consagradas internacionalmente, como é o caso da autora russa Alexandra Kollontai.

As lutas e marchas das mulheres trabalhadoras foram absolutamente decisivas na Revolução Russa de 1917.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cansadas de ver seus companheiros e filhos mortos na aventura da primeira guerra mundial, para cujo holocausto e morticínio Czar enviou milhares para morrer, usando depois a mão de obra feminina na produção industrial e agrícola, desumanamente massacrada salarial e pelas longas jornadas diárias de trabalho escravo.

No alvorecer da revolução que se enraizava nas massas as mulheres despontaram com papel decisivo na derrubada do regime atrasado e iniquo czarista, que se sustentou por séculos com o apoio de um cristianismo eivado de preconceitos contra as mulheres e contra sua rebelião à exploração.

O 08 de março escoa pela história robustecido por uma greve iniciada no dia 23 de fevereiro de 1917, na Rússia, em grandiosa manifestação organizada por tecelãs e costureiras de Petrogrado, constituindo-se em estopim da primeira fase da Revolução Russa.

Portanto, o 08 de março tem origem e significado na luta revolucionária bem para além do sexismo machista, patriarcal e capitalista, que fazem da mulher objeto de cama, mesa, mão de obra barata e escrava.

No Brasil, nesta conjuntura, as mulheres retomam a comemoração timbrada pela memória revolucionária original.

Muitos itens compõem as pautas variadas da luta, mas em todos eles há dois pontos de unidade como a energia que fará deste dia, neste ano, uma data imemorável e de provável porta de abertura de movimentos grandiosos contra as novas marcas da opressão capitalista e machista.

Um dos pontos sensíveis para as mulheres é o fato de o golpe judicial parlamentar derrubar da república a primeira mulher presidenta, caluniada, injuriada e acusada de crimes que jamais cometeu.

Levantar a questão do retorno da presidenta Dilma Rousseff ao cargo surrupiado por machistas perversos, atrasados e ladrões é questão de honra não só para as mulheres, mas para a Pátria e a para a democracia brasileiras, aliás, ambas femininas.

Essa honra política e ética é a solução que se antecipa e se prioriza à proposta abstrata e inexequível de eleições gerais.

A luta deste ano, encabeçada pelas mulheres, lavará a honra do Brasil e de todo o povo ao lutar pelo retorno da presidenta Dilma.

É inaceitável que um bando quadrilheiro ocupe o poder contra tudo e contra todos, principalmente em desfavor das mulheres!

O outro ponto unificador da luta revolucionária do dia internacional da mulher de 2017 é o pacote safado de maldades do golpista Michel Temer.

Aumento da carga horária, diminuição de salários, esticamento da idade da aposentadoria e afronta de todos os direitos trabalhistas são sujeiras crassas que serão enfrentadas pelas mulheres, as vítimas brasileiras da opressão modelo czarista russo.

Esse panorama massacra as mulheres fazendo pesar opressivamente sobre elas a tripla e desumana jornada.

Daí a comemoração deste dia como resgate do conceito da ideia de luta. Pois a luta se justifica no puro contexto de opressão marcada pelas ameaças de destruição de direitos, que agridem mais e profundamente as mulheres.

Nas falsas reformas golpistas as mulheres mais uma vez serão entregues às garras da tripla jornada e engolidas por suas goelas devoradoras.

É inaceitável silenciar diante da imposição da aposentadoria aos 65 anos, principalmente para as mulheres, mais ainda sem considerar seu trabalho como mães e como donas de casa.

Essa desconsideração esmaga a dignidade feminina por tratar as mulheres como chocadeiras e como escravas a cuidar de homens e de filhos, sempre bem arrumados e saudáveis para serem usados pela burguesia desumana e psicopata social.

Vale encerrar aqui com as sábias palavras de Alexandra Kollontai ( 1872-1952), tornadas lapidares no seu maravilhoso livro Comunismo e família, 1920: "O capitalismo carregou para sobre os ombros da mulher trabalhadora uma carga que a esmaga; a converteu em operária, sem aliviá-la de seus cuidados de dona de casa e mãe. Portanto, a mulher se esgota como consequência dessa tripla e insuportável carga que com frequência expressa com gritos de dor e lágrimas. Os cuidados e as preocupações sempre foram o destino da mulher; porém sua vida nunca foi mais desgraçada, mais desesperada que sob o sistema capitalista, logo quando a indústria atravessa um período de máxima expansão".

Nem um direito a menos. Fora, Temer.

Do blog Cartas Proféticas

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO