CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ariovaldo Ramos avatar

Ariovaldo Ramos

Coordenador da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito Presbítero da Comunidade Cristã Reformada em São Paulo, SP

133 artigos

blog

O Estado Laico

Os evangélicos, na nossa história recentíssima, recomeçaram com esse desvio de tentar cooptar o Estado

André Mendonça (Foto: Alan Santos/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ariovaldo Ramos

Os evangélicos, na nossa história recentíssima, recomeçaram com esse desvio de tentar cooptar o Estado, por meio da participação politico-partidária e da formulação de programa de governo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Estado é laico. Nunca essa afirmação teve tanta necessidade de ser reiterada e ratificada.

Era de se esperar que outras manifestações religiosas se deixassem levar pelo desvario evangélico, e tentassem cooptar o Estado, constrangendo possíveis candidatos, principalmente, as religiões mais afetadas pela loucura patrocinada pelos evangélicos, cujos membros chegaram a perseguir tais manifestações religiosas, inclusive, atacando os seus lugares de culto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Contudo, a laicidade do Estado tem de ser afirmada, e tudo que um pretenso candidato pode oferecer é a garantia de liberdade religiosa, e o tratamento de todas as manifestações religiosas a partir da isonomia garantida pela constituição.

Qualquer tropeço, de qualquer pretenso candidato, nesse quesito, o assemelha ao Bolsonaro e lhe rouba votos e credibilidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nenhum pré-candidato pode perder a oportunidade de sustentar a laicidade do Estado; e qualquer deslize pode custar muito caro, para ele e para tantos que o apoiam.

Lamentavelmente, a questão religiosa entrou na pauta da sociedade brasileira da forma mais equivocada possível, que é a busca por saber ao lado de que religião ficará o governo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Num Estado Laico o governo não toma partido de religião alguma e, muito menos, promete a qualquer religião a participação na elaboração do programa de governo. 

A religião e o governo deveriam ser entes estranhos entre si, cabendo ao governo o cumprimento da Constituição que sustenta a laicidade do Estado, garantindo a liberdade de culto e a igualdade no tratamento de qualquer manifestação religiosa, na forma republicana que se espera de governos eleitos democraticamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Qualquer deslize de qualquer governo, no que tange ao Estado Laico, coloca o país na chamada Idade das Trevas e fomenta a guerra religiosa, que deixa de ser a pratica da espiritualidade inerente ao ser humano para se tornar uma luta por espaços no poder, assim como a busca por usar o poder para ampliar os seu espaços.

A tolerância religiosa que todos, avidamente, queremos celebrar, não sobrevive onde o governo não mantém a equidistância e o respeito republicanos, e isso deve ficar claro na fala de qualquer pré candidato.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO