CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Urariano Mota avatar

Urariano Mota

Autor de “Soledad no Recife”, recriação dos últimos dias de Soledad Barrett, mulher do Cabo Anselmo, entregue pelo traidor à ditadura. Escreveu ainda “O filho renegado de Deus”, Prêmio Guavira de Literatura 2014, e “A mais longa duração da juventude”, romance da geração rebelde do Brasil

410 artigos

blog

O fantasma de Marielle ronda Bolsonaro

Há uma ligação claraentre o miliciano Adriano Magalhães da Nóbrega, atirador de elite envolvido na execução de Marielle, e o senador Flávio Bolsonaro

Jair Bolsonaro e Marielle Franco
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

As notícias desta semana não deixam mais dúvida: há uma ligação claraentre o miliciano Adriano Magalhães da Nóbrega, atirador de elite envolvido na execução de Marielle, e o senador Flávio Bolsonaro. Por enquanto, a ligação se dá por desvio de dinheiro público, na famosa rachadinha. Mas existem elos mais brutais, no reino do sindicato da morte. Isso quer dizer mais simples: há sangue que corre de Marielle Franco e Anderson Gomes até os Bolsonaros.

Notem que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do SupremoTribunal Federal, não teve o condão de mudar a realidade mesma. O ministro arquivou duas notícia-crime contra Jair Bolsonaro por obstrução de justiça nas investigações da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes,. Mas vale a pena voltar ao reino do mundo do crime, para melhor retomar a ligação a partir da portaria do condomínio Vivendas da Barra onde moram papai e filhinho Bolsonaro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todos lembram: em outubro deste ano, o Jornal Nacional publicou extensareportagem em que mostrava registros da portaria do Condomínio Vivendas da Barra, onde moram os Bolsonaros. Em depoimento, o porteiro contou à polícia que, horas antes do assassinato, em 14 de março de 2018, o suspeito do crime, Élcio de Queiroz, entrou no condomínio e disse que iria para a casa do então deputado Jair Bolsonaro.

Nesse dia, às 17h10, o porteiro escreveu no livro de visitantes o nome de quementrou, Élcio, o carro, um Logan, a placa, AGH 8202, e a casa que o visitante iria, a de número 58. O porteiro contou que, depois que Élcio se identificou na portaria e disse que iria para a casa 58, ligou para a casa 58 para confirmar se o visitante tinha autorização para entrar. Então uma voz que identificou ser a do "Seu Jair" autorizou a entrada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Depois da reportagem, em um pânico e confusões sem precedentes,Bolsonaro sequestrou a memória da secretária eletrônica da portaria, para confirmar que a voz não era a sua. E o filho Carlos, para completar,  divulgou que a autorização para a entrada do suspeito partiu da casa em que morava outro suspeito – Ronnie Lessa – e não da casa do presidente. Muito bem, para o crime.

Mas fatos não se apagam. O que continua sem resposta é por que o porteiroescreveu no registro da portaria que Élcio de Queiroz iria para a casa 58, de Jair Bolsonaro. Em princípio, o porteiro não poderia fazer essa inclusão a posteriori, com o objetivo de incriminar Bolsonaro, na época deputado federal. O registro é do dia do crime.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em depoimento na polícia, o porteiro afirmou que Élcio Queiroz, acusadopelo assassinato de Marielle e Anderson, chegou ao condomínio em que Jair Bolsonaro tem casa, na Barra da Tijuca, e falou na portaria que iria à residência do então deputado federal, número 58. O porteiro ligou para a casa 58 para confirmar se Élcio estava autorizado a entrar e identificou a pessoa que o atendeu como “seu Jair”, como se referiu ao presidente. E mais: o porteiro disse que acompanhou a movimentação pelas câmeras de segurança e viu que, ao entrar no condomínio, o carro de Élcio se dirigiu à casa 66. Lá morava Ronnie Lessa, também acusado pela morte de Marielle.

O porteiro então ligou novamente para a casa 58 e a mesma pessoa, que eleidentificou como “seu Jair”, disse que sabia para onde Élcio se dirigia. No livro de registro do condomínio estão anotados o nome de Élcio, a placa do seu carro, a casa a que ele disse que se dirigira para a 58, de Bolsonaro, a hora (17h10) e o dia em que ele entrou no condomínio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O jornalista Luis Nassif pesquisou: com o porteiro do depoimento tendoentrado de férias, moradores do condomínio foram, por conta própria, conversar com os demais porteiros. E eles garantiram que a ligação foi feita para Bolsonaro mesmo. Sem dúvida.

E depois veio o cúmulo da criação que atesta o nível do criador, como uma obra-prima da inteligência inculta. A saber: o filho Bolsonaro mostrou que no dia 14/03/2018, às 17h13, houve uma ligação para a casa 65, a casa do Ronnie Lessa, e não para a casa do Bolsonaro.  Observem que o caso deixou de ser  desaparecimento do áudio das 17h10min, o caso virou “criação” no feito às17h13min. Por quê? Segundo o filho Bolsonaro, esta foi a ligação:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Porteiro: Portaria, boa tarde.

Ronnie Lessa: Boa tarde 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Porteiro: É o senhor Élcio 

Ronnie Lessa: Tá, pode liberar aí 

Porteiro: Tá ok”.

O que esse diálogo quer dizer? A resposta mais simples: os criminosos deMarielle e Anderson são péssimos dramaturgos. Eles não sabem criar uma fala que se harmonize com a fala de pessoa do povo. “Tá OK”? Seria bom que os investigadores levantassem outras gravações do porteiro para saber se esse é o seu padrão: “Portaria, boa tarde”. Isso é frase de quem responde, não de quem se apresenta ou pergunta. E mais: não há qualquer transição, liga, entre o”boa tarde” de Lessa e a resposta do porteiro: “É o senhor Élcio”. A não ser, claro, que o o porteiro tivesse o nome de Élcio. Que estranha montagem!

E ficam mais perguntas, por acréscimo. Por que a perícia do MinistérioPúblico não apurou se algum áudio foi excluído do sistema do condomínio? Quem é o porteiro? Quem é o síndico que entregou, em clara “boa vontade”, os áudios da portaria? Áudios do interfone podem ter sido excluídos.

Há um princípio geral do comum dos vigaristas e ladrões: o seu nível dealfabetização e leitura sempre são muito baixos. É o que nos salva dos seus golpes. Então, fiquemos neste primor de dramaturgia do crime, no diálogo que se inicia como resposta: portaria, boa tarde. O porteiro OK que disse.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO