CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Lúcia Helena Issa avatar

Lúcia Helena Issa

Jornalista, escritora e ativista pela paz. Foi colaboradora da Folha de S.Paulo em Roma. Autora do livro "Quando amanhece na Sicília". Pós- graduada em Linguagem, Simbologia e Semiótica pela Universidade de Roma e embaixadora da Paz por uma organização internacional. Atualmente, vive entre o Rio de Janeiro e o Oriente Médio.

60 artigos

blog

O gigante Mandela e tudo o que aprendi com ele

Ele dedicou mais de 60 anos de sua vida à luta contra a segregação racial, contra o Apartheid e para que os mais pobres de seu país pudessem ter direitos, sonhos e igualdade de oportunidades. Com ele descobri que tentar erradicar a pobreza e lutar por mais igualdade social no Brasil não é um ato de caridade, mas um ato de justiça

O gigante Mandela e tudo o que aprendi com ele
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ele já foi chamado, pelos oligarcas conservadores de seu país, de "comunista", "terrorista" e "rebelde perigoso". Nasceu em uma das tribos mais ancestrais de seu país e lhe teria sido infinitamente mais fácil permanecer em sua aldeia natal, tornar-se um líder tribal respeitado e jamais desafiar o estabilishment de Joannesburgo.

Ele permaneceu 27 anos na prisão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No início, em uma prisão de Robben Island, depois nas sinistras prisões de Polismoor e Vester, de onde seria libertado apenas em 1990, depois de uma imensa campanha mundial por sua libertação.

Durante os anos em que esteve preso, escreveu sobre o Apartheid e as atrocidades que estavam acontecendo na África do Sul e conseguiu que companheiros denunciassem o envolvimento da CIA na sua localização e prisão em 1962, fato amplamente confirmado e provado em 2013 pelo New York Times.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele dedicou mais de 60 anos de sua vida à luta contra a segregação racial, contra o Apartheid e para que os mais pobres de seu país pudessem ter direitos, sonhos e igualdade de oportunidades.

Com ele descobri que tentar erradicar a pobreza e lutar por mais igualdade social no Brasil não é um ato de caridade, mas um ato de justiça.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com ele aprendi que nenhuma criança nasce odiando outra criança pela cor de sua pele, sua fé ou por sua condição social. Elas são ensinadas a odiar e, se podemos ensiná-las a odiar, também podemos ensiná- las a amar.

Com ele descobri que se, ao sermos libertados de um sistema ou de alguém que nos aprisionava, se não deixarmos para trás o ódio e os ressentimentos, seguiremos prisioneiros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com ele aprendi que nossas escolhas devem refletir nossos maiores sonhos e não ser prisioneiras de nossos medos.

Ele permaneceu 27 anos numa prisão, mudou a história do mundo e tornou - se um símbolo mundial da luta contra o segregacionismo, a arbitrariedade e a injustiça, um farol para mim e para milhões de pessoas do planeta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Seu nome era Nelson Mandela. E ele completaria 100 anos nessa semana.

Obrigada, Mandela, por tudo o que aprendi com você.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO