CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Zambarda avatar

Pedro Zambarda

Jornalista, colaborador do Diário do Centro do Mundo, editor do Digiclub, página de tecnologia no Brasil 247, e colunista de política do Storia

33 artigos

blog

O julgamento e a condenação reacenderam a chama petista em torno de Lula

O dia 24 de janeiro de 2018 foi histórico para a política, para Lula e para a cidade de Porto Alegre. Quem esteve lá viu mais de 70 mil pessoas protestando nas ruas pelo direito do ex-presidente de ser candidato. O MST pelo menos trouxe 10 mil para seus acampamentos. Segundo os próprios porto-alegrenses, foi a maior manifestação da cidade envolvendo a esquerda

Lula  (Foto: Pedro Zambarda)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Pedro Zambarda, publicado no Storia.me

O dia 24 de janeiro de 2018 foi histórico para a política, para Lula e para a cidade de Porto Alegre. Quem esteve lá viu mais de 70 mil pessoas protestando nas ruas pelo direito do ex-presidente de ser candidato. O MST pelo menos trouxe 10 mil para seus acampamentos na praia próxima ao Anfiteatro Pôr-do-Sol. É verdade que a massa de vermelhos nada se assemelha com os anarquistas do MPL e nem com a direita reacionária do MBL - que não conseguiu nem reunir algumas milhares de pessoas entre São Paulo e a capital gaúcha para pedir a prisão do líder petista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo os próprios porto-alegrenses, foi a maior manifestação da cidade envolvendo a esquerda.

A grande mídia, notadamente o jornal Folha de S.Paulo, já decreta uma profunda derrota para as aspirações eleitorais de Luiz Inácio Lula da Silva. O colunista Elio Gaspari, notoriamente experiente no meio político, agora decreta que o ex-presidente "brinca" com as massas e não dá certeza se o nome dele estará na urna como fez em textos anteriores. O diretor do jornal, Otávio Frias Filho, já prevê o cenário sem o petista. As ruas, no entanto, dizem outra coisa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na banquinha montada pela deputada Zaidan no Rio de Janeiro normalmente só conseguia cerca de 10 novos filiados ao Partido dos Trabalhadores. Diante do julgamento no dia 24 de janeiro, 35 fichas sumiram do local e mais gente informou intenção de se filiar, informou o jornal Extra da Globo.

Em Porto Alegre, comentários semelhantes eram ouvidos e militantes de outros partidos compareceram nos atos de apoio a Lula. O Diário do Centro do Mundo percorreu o protesto por quatro quilômetros e entrevistou gente comum que viajou até a capital gaúcha e figuras como a filiada ao PSOL Nicole Blass, que trabalhou com Jean Wyllys no Rio e foi vereadora pela legenda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não bastassem atos diante do TRF-4 e fora do Brasil, incluindo Paris na França, os petistas também se mobilizaram para fechar a Praça da República em São Paulo assim que saiu a sentença de 12 anos e um mês para Lula.

Os atos podem ser um último "voo de cisne" antes da prisão do maior líder político do PT. No entanto, é simbólico que eles tenham uma mobilidade muito maior do que a agressividade reacionária da direita que adora figuras como MBL e Bolsonaro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Menosprezar isso e abraçar a tese de Elio Gaspari de que há militantes que recebem R$ 30 do PT em seus atos é ser míope em relação ao que se viu nas mobilizações recentes de militantes e simpatizantes da legenda.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO