CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
blog

O leilão do pré-sal e a reeleição de Dilma

É melhor deixar os 15 bilhões quietinhos seis ou sete quilômetros abaixo da linha d'água do que começar a meter a mão nessa grana com um único objetivo: o de reeleger Dilma Roussef

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Acho que o presidente, ou melhor, o ex-presidente Lula, exagerou um pouco quando disse, na Argentina, que a mídia tradicional nunca lhe deu uma manchete positiva.

Não é verdade, senhor Lula. Lembra o carnaval que fizemos (plural majestático) quando o senhor anunciou as reservas fabulosas do pré-sal?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Brasil todo, da direita à esquerda, comemorou.

Eu sou capaz de apostar que, qualquer que tenha sido a manchete do Globo, até o Merval, no íntimo, deve ter sentido uma ponta de orgulho por ser brasileiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Antes já havia acontecido outro episódio, o do biodiesel, comemorado após seu anúncio de que o Brasil havia inventado, graças ao seu governo, a "gasolina verde".

Pena que ninguém mais fale no tal biodiesel que foi, e continua sendo, diga-se, assunto de interesse mundial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pena também que o petróleo do pré-sal continue nas profundezas do oceano. Pois é... por quê?

Primeiro porque, ao descobrir essa riqueza imensa de óleo adormecido no fundo do mar, algum seu amigo, muito ganancioso, sugeriu uma mudança nas regras de exploração do petróleo, inventando a tal da partilha além de exigir que os futuros sócios participassem dessa partilha com um alto percentual de tecnologia nacional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aí, deu no que deu.

A Petrobrás não tem essas tecnologia. As companhias de grande porte ainda não dominam com segurança a exploração das águas profundas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assim os chamados grandes exploradores do óleo preferiram desistir de participar do Leilão do Campo de Libra, o primeiro investimento pesado no pré-sal.

O leilão será realizado na segunda-feira, com a participação de consórcios de segunda linha, inclusive chineses.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eu disse será realizado. Ou seria realizado.

O Diretor da Federação dos Petroleiros, senhor Francisco José de Oliveira, acha que tamanha riqueza – avaliada em 15 bilhões de barris não pode simplesmente ser leiloada sem passar antes por um amplo debate com a sociedade brasileira.

Leia-se Congresso Nacional, movimentos sociais, sindicatos e associações. Leia-se também alongadas discussões sobre onde e como aplicar os recursos do pré-sal.

Francisco José já amealhou uma lista de mais de 200 parlamentares, inclusive do PT, favoráveis a essa discussão ampla, e não aceita apenas a garantia de um ministro de que os recursos irão para a educação e saúde. Mas não tem esperança de ir avante dadas as pressões palacianas.

Cansado, decretou greve em 16 refinarias.

Já, por outro vetor, mas também contrarias ao leilão, levantaram-se vozes respeitáveis.

Entre elas a do professor Ildo Sauer, ex-diretor de Gás e Energia da Petrobras, conhecido pelo seu fervor nacionalista.

Ildo Sauer acha que um leilão feito às pressas do Campo de Libra interessa à basicamente política energética norte-americana, que não tem assegurado o seu abastecimento nem mesmo com a recente descoberta do gás do xisto, que parece ser abundante também nos EUA.

Eu, daqui desse meu cantinho, concordo com o professor Ildo Sauer e com o Presidente da Federação Única dos Petroleiros, Francisco José, por uma terceira razão e pragmática razão.

É melhor deixar os 15 bilhões quietinhos seis ou sete quilômetros abaixo da linha d'água do que começar a meter a mão nessa grana com um único objetivo: o de reeleger Dilma Roussef.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO