CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Lula Miranda avatar

Lula Miranda

Poeta, cronista e economista. Além de colunista do 247, publica artigos em veículos da chamada imprensa alternativa, tais como Carta Maior, Caros Amigos, Observatório da Imprensa e Fazendo Média

169 artigos

blog

O nosso ‘aburguesamento’ teria nos derrotado?

Será que o fato de sermos obrigados a lidar e a conviver diretamente com o poder, com seus agentes e "capatazes", teria nos levado a adotar atitudes e hábitos típicos dos burgueses, e assim enfraquecido a nossa luta?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Para além do Fla X Flu entre "coxinhas" (ou "tucanalhas") e "petralhas", gostaria de iniciar hoje aqui, de modo despretensioso, uma reflexão com os meus amigos leitores. E com os supostos "inimigos" também.

Será que um hipotético "aburguesamento" dos sindicalistas, de alguns integrantes dos movimentos sociais e dos partidos de esquerda, dos indivíduos mais progressistas enfim, teria nos conduzido ao malogro?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E o que viria a ser esse "aburguesamento"? Ele teria ocorrido de fato? Como? Por quê? Em que/quais circunstâncias?

Ou seja: será que o fato de sermos obrigados a lidar e a conviver diretamente com o poder, com seus agentes e "capatazes", teria nos levado a adotar atitudes e hábitos típicos dos burgueses, e assim enfraquecido a nossa luta?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como sempre me considerei um burguês infiltrado nos movimentos, sempre soube que essa falta de virtude me era inerente. Teria que conviver com esse 'pecado original'. Afinal, era um burguês a serviço da luta dos menos favorecidos e dos marginalizados. E, no fundo, sempre tive consciência disso - assim como, creio, os meus companheiros de jornadas também tinham, desse meu papel (de poeta oriundo da burguesia).

Mas e com relação aos meus demais companheiros de lutas, os que eram de fato originários do proletariado? Aqueles que eram, originariamente e de fato, marginalizados e menos favorecidos? Esses teriam cometido o pecado capital do "aburguesamento"?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outra reflexão que devemos fazer para além dos nossos umbigos: fomos de fato derrotados pelo golpe e por esse governo interino que ora se instalou?

E a nossa luta?!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lembram do lema: "Não vai ter golpe; vai ter luta!"?

"Apenas um retrato na parede, mas como dói".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Onde foi parar a nossa luta?

Lutamos por mais de 30 anos, em diversas frentes (sindicatos, fundação da CUT, movimentos sociais, movimentos por uma comunicação mais democrática, luta anti-globalização, Fórum Social Mundial etc), para depois entregar o poder "de mãos beijadas" a um bando de usurpadores, conservadores e canalhas?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nos renderemos ao atraso e ao golpe assim tão facilmente?

Onde nós erramos?

Pois algum erro nós certamente cometemos.

Como faremos para retomar o protagonismo e o leme da História?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO