CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

415 artigos

blog

O país que virou suco

O país saiu de um período onde em cada esquina havia um Galileu com um telescópio apontado para cima, procurando uma estrela nova para dar seu nome a ela. Pulsava no território, pelo menos a sensação de que pulsava, a oportunidade de subir e brilhar, possibilitando a formação de constelações sólidas e bem definidas

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A história recente do Brasil se parece com a de Deraldo, poeta popular que, recém-chegado do Nordeste a São Paulo, sobrevivendo de suas poesias e folhetos, é confundido com o operário de uma multinacional que mata o patrão e recebe o título de operário padrão.  

Essa é a sinopse do filme O Homem que virou suco, de João Batista de Andrade com protagonismo de José Dumont. O filme, de 1981, aborda a resistência do poeta diante de uma sociedade opressora, esmagando o homem dia-a-dia, eliminando suas raízes. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Brasil viveu recentemente um dos melhores períodos de sua história, para muitos o melhor, onde havia uma brisa poética nos relacionamentos tão carimbados e envelopados de hoje; Havia um toque refinado de concupiscência, de cobiça natural sem pecado, sem causar desordem no sentido da razão. 

O país saiu de um período onde em cada esquina havia um Galileu com um telescópio apontado para cima, procurando uma estrela nova para dar seu nome a ela. Pulsava no território, pelo menos a sensação de que pulsava, a oportunidade de subir e brilhar, possibilitando a formação de constelações sólidas e bem definidas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As manhãs musicais de antes saíram de cena e as bombas passaram a ser a trilha sonora dos dias. Como pode um campo tão verde, um céu tão azul, um oceano tão vasto, florestas tão densas, montanhas tão alterosas, se curvarem diante do desfile de camundongos montados em ratazanas?  

A sinopse não pode ser essa, não foi para isso que o universo sobre o Brasil proporcionou o brilho das luas de júpiter, dos satélites de saturno, do cinturão de Orion.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Sociedade brasileira tem de se banhar nas águas da democracia, vestir as roupas da luta e travar um combate justo, que expurgue a escuridão das nuvens deprimentes que deixam os dias pesados e tristes. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO