CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
João Marcelo avatar

João Marcelo

9 artigos

blog

O paloccismo matará o PT?

O caminho a seguir não é o sugerido por Delfim Netto, mas o de Papa Francisco: negar a economia de exclusão, assentada na crença dos mecanismos sacralizados do soberano Mercado – mas uma economia voltada à perpetuação da vida, determinada na satisfação das necessidades materiais – uma "economia a serviço dos povos"

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Dá-se o nome de paloccismo o fenômeno de adesão do PT ao neoliberalismo. Faz referência a política continuísta adotada por Antonio Palocci no Ministério da Fazenda no primeiro governo Lula.

De difícil compreensão a decisão do governo Dilma de colocar no centro da agenda política nacional a Reforma da Previdência. Os percalços do primeiro ano de mandato, motivados em especial pela baixa adesão popular ao seu governo, parecem não ter ensinado nada ao governo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em tempos de abundância, foi possível amenizar o drama humano dos 'de baixo' sem mexer fundamentalmente nos interesses do Grande Capital.

Com a crise internacional de acumulação do capital, só há um caminho para continuar a melhorar as condições de vida do povo: enfrentar os exorbitantes ganhos da banca especulativa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com a tendência de agravamento da chaga social nas próximas décadas, mutilar direitos dos aposentados e pensionistas agrava as condições do subdesenvolvimento e aprofunda a inserção subalterna do país no contexto mundial.

O caminho a seguir não é o sugerido por Delfim Netto, mas o de Papa Francisco: negar a economia de exclusão, assentada na crença dos mecanismos sacralizados do soberano Mercado – mas uma economia voltada à perpetuação da vida, determinada na satisfação das necessidades materiais – uma "economia a serviço dos povos".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Partido dos Trabalhadores tem na gênese o signo de ser contra-hegemônico. Nasceu confiando seus propósitos na construção de uma sociedade justa e igual, pelos braços da classe trabalhadora. A adesão da sua direção a tons cada vez mais mitigados, cuja expressão mais aberrante é o paloccismo, enfraquece as possibilidades de um "outro Brasil possível"...

Enche o olho e o coração de entusiasmo os discursos do Papa Francisco, o fortalecimento da esquerda no Labor Party inglês e as críticas ao neoliberalismo de Bernie Sanders. Dão-nos horizonte novo. Também por isso, exigem os movimentos sociais a reconciliação de Dilma e PT com a classe trabalhadora, o povo, porquanto há muito o que fazer num Brasil que de tudo carece e não pode esperar. Caso contrário, serão vítimas do amargo veneno da entropia, desfalecendo até o último suspiro – a sujeição completa a ordem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO