O papel da esquerda na eleição da Câmara

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, no dia 1.º , é de extrema importância para a democracia e o futuro do País. Primordialmente, trata-se da derrota do genocida Jair Bolsonaro e do bolsonarismo, para garantirmos um Legislativo independente e em condições de combater políticas antidemocráticas, ultraliberais e antinacionais do atual governo.



A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, no dia 1.º , é de extrema importância para a democracia e o futuro do  País. Primordialmente, trata-se da derrota do genocida Jair Bolsonaro e do bolsonarismo,  para garantirmos um Legislativo independente e em condições de combater políticas antidemocráticas, ultraliberais e antinacionais do atual governo. 

A eleição do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) para presidir a Casa, com o respaldo de um amplo arco de forças da esquerda, centro e centro-direita, é uma tarefa estratégica para um momento gravíssimo da Nação.O que está em jogo é uma disputa que, em resumo, coloca Bolsonaro enfraquecido ou fortalecido.

 O governo enfrenta crise de grandes proporções – da falta de vacina contra a Covid-19 ao desemprego massivo , depredação ambiental,  desalento do povo brasileiro e uma balbúrdia administrativa -  e joga suas esperanças políticas na candidatura de Arthur Lira (PP-AL) para se fortalecer.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem não entender que esse movimento tem um objetivo  estratégico evidentemente  não está entendendo nada da conjuntura.Além da disputa com o neofascista e necropolítico Jair Bolsonaro,  para as forças de esquerda está em jogo também a busca de um caminho que as unifique. Não se pode vacilar num momento  grave como o atual. Qualquer lançamento  de candidatura no campo da esquerda só fortalece  a nome bancado por Bolsonaro.  O capitão-presidente tem lançado mão de todos os instrumentos governamentais para favorecer seu candidato, com práticas que beiram a imoralidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 Qualquer movimento errado do campo da esquerda pode facilitar a vitória do bolsonarismo, com profundos e drásticos reflexos no dia a dia dos cidadãos brasileiros, já que a agenda do Parlamento pode vir a ser desastrosa para os interesses do conjunto da sociedade brasileira.

Não é uma questão de princípio, o que está em jogo é uma questão tática de grande relevância. Não estão em jogo, na disputa pela presidência da Câmara, as eleições do ano que vem. É importante a esquerda não sair dividida no dia 1° de fevereiro.A união da esquerda,em 2020, foi extremamente positiva para o país. Desde o combate à Covid-19 até o enfrentamento de políticas antipopulares e supressoras de direitos formuladas pelo governo do capitão. Essa unidade precisa continuar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, com todo o devido respeito, considero errada a posição da Executiva nacional do PSOL em favor do lançamento de uma candidatura própria. É preciso rever essa posição. O partido tem que  estar unido ao PT,PCdoB, PDT, PSB, Rede e vários outros setores da  sociedade brasileiro que se referenciam na esquerda, para, juntos, derrotarmos o inimigo central neste  momento, que é o candidato de Bolsonaro à presidência da Câmara.

É preciso lembrar que nós, do campo da esquerda, não estamos disputando nem abrindo mão de nosso ideário no campo econômico e nem cedendo a qualquer  programa liberal para o País. 

Na prática, esse modelo ultraliberal de Paulo Guedes, com amplo apoio no Congresso, foi derrotado, só falta ser sepultado, pois os números superlativos do fracasso estão à mostra: desemprego massivo, carestia, falta de investimentos e planejamento etc. Sem falar da falta de vacina contra a Covid-19 e a desesperança crescente do povo brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, a importância do voto em Baleia Rossi, com uma plataforma em defesa da democracia, dos direitos, das conquistas civilizatórias com autonomia e independência do Legislativo diante de um presidente da República que quer tratar o Congresso Nacional como anexo do Palácio do Planalto.A união da esquerda neste momento seria a melhor e mais eficiente contribuição que poderia dar  ao Brasil. O governo atual e sua tropa têm bandeiras anticivilização,  antivida, antivacina. É, essencialmente, um governo de adeptos da necropolítica. Não podemos vacilar. 

 Nosso apelo é para que toda a esquerda esteja unida em torno da  candidatura que expressa valores contrários às ações danosas e bárbaras implementadas pelo atual governo.Naturalmente, cada um tem sua história e seu legado. O PT, por exemplo, não vai mudar sua  opinião sobre o passado recente, como o golpe contra Dilma Rousseff. Entretanto, neste momento facilitar a vitória de Bolsonaro é um erro grave que pode comprometer – aí sim-  as articulações para 2022.  Não estamos discutindo alianças, mas o fato é que a posição da esquerda no cenário de disputa pelo comando da Câmara dos Deputados pode fortalecer a posição de Bolsonaro em 2022. 

Por isso, não tem outra opção aos partidos de esquerda: temos que votar em Baleia Rossi, o candidato de um bloco que compõe o centro, centro-direita e a esquerda. Podemos fazer maioria e evitar uma tragédia.Diante do desprezo à vida, da incompetência e do caráter autoritário de um governo nefasto, com o País à deriva, é inconcebível qualquer  posição que fortaleça o candidato bolsonarista. 

O nosso papel, como parlamentares de esquerda e democratas é votar no candidato que tem chances reais de vencer o pleito e garantir a autonomia, independência  e, principalmente,  o restabelecimento das prerrogativas do Parlamento. A Câmara dos Deputados não é um puxadinho do Palácio do Planalto, mas sim, o canal legítimo para expressar os interesses da sociedade.

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cortes 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email