O placar

É importante que o PT pense e produza um 'plano B' sim; é preciso! Por mais doloroso que isso possa parecer, Lula está fora do páreo; a Globo venceu; a FIESP venceu; os golpistas, de novo, venceram e temos que fazer política, a boa política; articulada, integrada, com ampla frente de esquerda e anti-fascista

Brasília - Plenário do STF durante julgamento da ação que pretende impedir parlamentares que são réus em ações penais ocupem a presidência da Câmara dos Deputados ou do Senado (Nelson Jr./SCO/STF)
Brasília - Plenário do STF durante julgamento da ação que pretende impedir parlamentares que são réus em ações penais ocupem a presidência da Câmara dos Deputados ou do Senado (Nelson Jr./SCO/STF) (Foto: Ângelo Cavalcante)

Lula será preso nos próximos dias! De verdade e sem maiores surpresas meio que esperávamos por esse resultado. Sinceramente, não é de todo uma novidade! Mas, venhamos e convenhamos... O que esperar de um STF chafurdado até o gogó com a 'fina flor' do golpismo de 2016? Na verdade, sinais eram dados todo o tempo! Dá para esquecer do arremate insuperável do indefectível Romero Jucá quando solta o seu: "...com Supremo e tudo"?

E as liberdades votadas, afirmadas e concedidas para tipos como Aécio Neves, José Serra, Beto Richa e Temer? Eram apenas votações para a liberação de 'bandidos notórios'? Esses gestos não indicavam uma tendência, uma opção jurídica e política da corte? A aversão da senhora Carmem Lúcia em sequer apreciar a pendência do HC do ex-presidente Lula não era outra indicação? Sejamos francos... Que 'blog sujo', que página política do Facebook não contou ou mostrou a antipatia de Lucia com a gravíssima questão de Lula? Até a insuspeita Rede Globo apontou a indiferença da ministra em pautar - ao menos pautar - a questão do ex-presidente.

E aquele encontro 'prosaico, casual e fraterno' entre o multiplamente acusado Michel Temer e a mesma Carmem Lúcia em bucólica manhã de sábado na mansão da ministra? Apenas um deleite matinal? Só amizade? Aquele sorriso da ministra com mãozinha levantada em acenos delicados do ladinho de Temer o que nos indicou?

Recentemente, nas vésperas da votação do HC de Lula o 'carma' que persegue a República desde sua fundação, o golpismo militar, mostrou garras e presas quando o comandante do exército, general Eduardo Villas Boas, aquele 'tiozinho' sereno e que traz em si, nada mais e nada menos, do que o pleno do ranço histórico dos crimes da caserna contra o país mandou 'papo reto' para o Supremo caso concedesse o habeas corpus para Lula da Silva.

Aliás, Villas Boas é a síntese tupiniquim e mal-acabada do 'Dr. Jekyll e do senhor Hyde' do livro clássico do escocês Robert Stevenson "O estranho caso do Dr. Jekyll e do senhor Hyde" (1886) e que se tornou filme (1941) com o sintético título de " O médico e o monstro". O general por fim, é isso! Diante das câmeras é 'médico solícito, cuidadoso e atento' e junto dos seus, no breu das suas tocas é só mais um monstro golpista, ameaçador e autoritário. Nada além disso!

Daí... Villas Boas tuita pelo golpe, ameça o país, incendeia mais ainda o clima político, afronta o Supremo e... Sabem o que a presidente Carmem fez? Sabem que atitude digna e soberana ela teve? Pois é... Nenhuma! Nadinha! Nadica de nada! Me digam... Não há sinais claros de unidade, permissão e consenso em tudo isso?

Bom... Os dados foram lançados e acabamos de iniciar novo capítulo desta luta e que parece não ter fim. Lula, como já citado, será preso e não adianta fazer 'tuitaço', soltar memes ou produzir 'textões' tipo os meus; nada irá resolver isso. Mais ainda, Lula não será candidato e não retornará ao Planalto. É bom o PT deixar essa ideia de lado! Não há democracia para isso! Na verdade se sair vivo dessa... Já está de bom tamanho!

Mas, o placar... O placar me chamou a atenção! Foi um apertado 6 a 5 e com um quase gostinho de virada! Estava um vergonhoso e deprimente 5 a 1 e o bom senso foi chegando, crescendo e avançando. Sem falar que os argumentos de Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio de Mello e Celso de Mello foram espetáculos à parte! Foram exposições magistrais em prol da liberdade, da integridade de processos jurídicos e sobre o solo movediço e trágico em que se encontra o país.

Desta maneira, não foi bem o plenário do STF que condenou Lula; antes que coxinhas, fascistas e outros descerebrados comemorem 'não-sei-o-quê' é importante lembrar que fora Carmem Lúcia quem decidiu, por fim, pela condenação de Lula; foi o voto de minerva da apática e autoritária Carminha que condenou a principal liderança popular desse país ao cárcere.

Finalmente, é importante que o PT pense e produza um 'plano B' sim; é preciso! Por mais doloroso que isso possa parecer, Lula está fora do páreo; a Globo venceu; a FIESP venceu; os golpistas, de novo, venceram e temos que fazer política, a boa política; articulada, integrada, com ampla frente de esquerda e anti-fascista.

É tremendo ter que dizer isso mas... A história segue! Parte da esquerda e o PT não podem mais ficar na sombra gigante de Lula e, de fato, é preciso dar novos passos. Não custa lembrar do antológico: "o rei está morto; VIVA o rei!".

Conheça a TV 247

Mais de Blog

Lula volta a frustrar Moro, Rede Globo e PSDB
Mauro Nadvorny

Não é o Lula, é o Lula

Ninguém pode ser condenado sem trânsito em julgado. Em outras palavras, um culpado de um crime qualquer, só pode cumprir sua pena, quando tiver sua condenação confirmada e todos os recursos negados...

Ao vivo na TV 247 Youtube 247