CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Valter Pomar avatar

Valter Pomar

Historiador e integrante da Direção Nacional do PT

177 artigos

blog

O print, o tabu e o governador Rui

Historiador Valter Pomar, da Direção Nacional do PT, repercute a declaração do governador da Bahia, Rui Costa, para quem não deve haver “tabu” na cobrança de mensalidades em universidades públicas; "Não há surpresa: o governador Rui, ao menos neste momento, está na vanguarda daqueles que defendem um outro tipo de política, para um outro tipo de Partido, bem diferente do que é o PT", diz Pomar

O print, o tabu e o governador Rui
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Segundo acabo de ler em um "print" de um "zap", o governador Rui Costa acredita que não fez nenhum ataque à Universidade pública.

Segundo o governador, sua resposta à imprensa teria sido de que não vê "tabu" na cobrança de mensalidades, mas que este não seria o melhor momento para tal "debate", em função do ataque que a Universidade vem sofrendo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como o governador Rui, eu também não acredito em "tabu". Mas acredito em lógica.

Quando o governador aborda desta forma o tema da cobrança, é óbvia qual sua posição de mérito sobre o assunto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E quando o governador escolhe falar em "tabu" numa declaração à imprensa, é óbvio que ele está fazendo o "debate" exatamente quando a Universidade publica está sob ataque.

Noutras palavras: o governador Rui vai na contramão do que a conjuntura exige de todos nós.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas qual a surpresa?

Afinal, não tem sido mais ou menos esta a postura do governador Rui frente à greve dos professores universitários da Bahia, frente à reforma da previdência, frente ao pacote anti-crime de Moro, frente ao governo Bolsonaro?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não está sendo esta a postura do governador frente às eleições de 2020 e 2022?

Não foi deste mesmo tipo a postura do governador Rui frente ao chamado "plano B" nas eleições presidenciais de 2018? E quem esqueceu sua declaração diante da chacina do Cabula?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não há surpresa: o governador Rui, ao menos neste momento, está na vanguarda daqueles que defendem um outro tipo de política, para um outro tipo de Partido, bem diferente do que é o Partido dos Trabalhadores.

Como não acredito em "tabu", só posso dizer que já assisti este filme antes. Inclusive no que toca a passividade assustada de boa parte da direção do Partido.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Afinal, é óbvio que a ótima nota da Juventude do PT deveria ter sido assinada pela executiva nacional do Partido.

O Diretório Nacional do PT, que vai se reunir em junho, terá que enfrentar o assunto. E se for necessário, o Congresso do Partido terá que fazer o mesmo.

E, como diria o Rui, não vejo "tabu" em perder um governador, se este for o preço a pagar para impedir a desmoralização e a destruição do Partido.

Mas espero, sinceramente, que o desfecho não seja este.

Espero que o desfecho seja aquele descrito em uma nota (em construção) assinada por petistas da Bahia: "Rui foi eleito para um mandato a partir do Partido dos Trabalhadores e a partir do esforço da militância petista baiana. Por esse motivo, esperamos do governador que faça valer o seu mandato, restabeleça o ponto dos professores grevistas, reabra os canais de diálogo e negociação, representando assim os anseios do seu partido e de todos os trabalhadores e trabalhadoras, e que respeite sua biografia enquanto ex-sindicalista e egresso dos movimentos sociais e da classe trabalhadora".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO