CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Erika Kokay avatar

Erika Kokay

39 artigos

blog

O PT nasceu para transformar a política brasileira e não para se adaptar a ela

O apoio do PT a André Figueiredo na Câmara foi uma decisão acertadíssima, pois não cabia acordo de nenhuma natureza com aqueles que pretendem praticar as mais insanas crueldades contra o povo brasileiro, que querem votar ainda este ano a reforma da previdência e a reforma trabalhista

André Figueiredo  (Foto: Erika Kokay)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A decisão da bancada do Partido dos Trabalhadores da Câmara de fechar o apoio à candidatura de André Figueiredo (PDT) para a presidência da Casa e ao mesmo tempo trabalhar para a construção de um bloco partidário de esquerda e de oposição ao golpismo com a participação do PDT, e PCdoB, reafirma o papel do partido como uma das principais forças de resistência ao golpe e a sua agenda conservadora no parlamento.

Foi uma decisão acertadíssima, pois não cabia acordo de nenhuma natureza com aqueles que pretendem praticar as mais insanas crueldades contra o povo brasileiro, que querem votar ainda este ano a reforma da previdência e a reforma trabalhista. O PT não podia ter outra posição senão se colocar como oposição a uma agenda que pretende dilacerar com direitos historicamente constituídos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A decisão unânime da bancada em favor da posição "petista não vota em golpista" foi, sem dúvida nenhuma, uma vitória da militância do partido, que organizou manifestos, fez corpo a corpo junto aos nossos parlamentares, demonstrou força, voz e capacidade de influenciar em decisões importantes da institucionalidade partidária. A posição da bancada, por sua vez, fortalece a ideia de um PT conectado com suas bases, permeável à sua militância.

Essa é uma decisão histórica, pois ela ultrapassa uma mera definição de nomes para a presidência da Câmara, bem como, a ocupação de espaços na mesa diretora da Casa. Trata-se de uma definição que é um marco na retomada da credibilidade do partido junto à sociedade brasileira, de resgate de sua identidade militante e transformadora.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O PT nasceu do ventre da classe trabalhadora brasileira para transformar o Brasil e a política tradicional brasileira e não para se adaptar a ela. O PT surgiu para fazer da luta política, social e partidária um instrumento de transformação social, de elevação de direitos, de mudança de valores e de consciência sobre a necessidade urgente de se construir uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

Historicamente, a direita conservadora desferiu contra nós inúmeros ataques. Nos acusaram de terroristas, baderneiros, etc. Todas as tentativas desonestas de criar uma cisão entre nós e a sociedade brasileira por sermos um partido de transformação, de esquerda e que tem lado, fracassaram. Nenhuma dessas investidas nos atacou tanto, quanto a de nos associar às práticas da direita e da política tradicional neste País.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Isso porque os ataques de outrora reafirmavam nossos valores de esquerda, ao contrário, do momento atual em que disparam contra nós ataques que buscam desconstruir nossos valores e nossa identidade, nos associando aos mesmos métodos utilizados por nossos adversários.
O maior ataque que o PT sofre neste momento é a tentativa de nos jogar na vala comum da política partidária nacional. Se fechássemos um acordo com setores golpistas, os quais não têm nenhuma identidade programática conosco, estaríamos corroborando com a imagem que nossos detratores querem construir de nós, de um partido que reproduz as velhas práticas políticas da direita. A mídia tradicional tem ataques de êxtase quando consegue nos associar ao modo conservador de ser e estar na política brasileira.

Por óbvio que esse ataque não se restringe ao PT, mas a todos os universos de diálogo democrático e de construção de resistências comunitárias e coletivas. A direita busca aniquilar o PT não por eventuais erros cometidos ao longo de nossos governos democráticos e populares, mas fundamentalmente por nossos acertos, por mantermos firme um programa de igualdade, de rompimento e desnaturalização com a fome e a pobreza.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nos atacam de forma absolutamente violenta por seguirmos defendendo um modelo de nação sustentado sobre o pilar de um projeto de desenvolvimento nacional, que enxerga o Brasil como uma nação soberana e não como um apêndice subalternizado da Europa e dos EUA. Não à toa, o golpismo trabalha diuturnamente para desfigurar o legado de conquistas sociais e econômicas que conquistamos nos últimos anos.

A decisão de formar um bloco de esquerda no parlamento vai ao encontro dos grandes desafios que temos pela frente, a começar pela necessidade inarredável de aglutinar forças na sociedade, fundamental para se contrapor a um golpe que busca ceifar direitos sociais, e trabalhistas. Ademais, manter a coerência com nossos princípios deve ser uma diretriz, não somente para a nossa atuação no parlamento, mas em todos os espaços de ação e intervenção partidária.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É por tudo isso que essa decisão tem um peso extraordinário, pois ela contribui para o resgate de nossa identidade, remonta aos princípios que nos deram origem. O reencantamento da sociedade brasileira, principalmente, da juventude com a política, passa por sinalizarmos cada vez mais contrariamente aos métodos que nos identificam com a direita.

Nesse caminho, estaremos gradualmente superando uma das maiores crises que atinge atualmente o PT, produzida a partir da distorção da nossa imagem, com o intuito de atacar justamente o que temos de mais precioso: a nossa identidade transformadora.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO