CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Pimenta avatar

Paulo Pimenta

Deputado federal pelo PT-RS

94 artigos

blog

O PT quer justiça, paz e democracia

"A politização do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou muito antes do recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Este abuso foi protagonizado pelos homens de toga e o Ministério Público. Nunca se falou tanto fora dos autos. PowerPoints, discursos em cultos religiosos, uso da mídia de forma premeditada, vazamentos seletivos — fez-se de tudo para constranger e intimidar os investigados. A ação na arena política foi desde o início a opção do juiz e dos procuradores de Curitiba", diz o deputado Paulo Pimenta (PT-RS)

Dallagnol PT (Foto: Paulo Pimenta)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A politização do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou muito antes do recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Este abuso foi protagonizado pelos homens de toga e o Ministério Público. Nunca se falou tanto fora dos autos. PowerPoints, discursos em cultos religiosos, uso da mídia de forma premeditada, vazamentos seletivos — fez-se de tudo para constranger e intimidar os investigados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A ação na arena política foi desde o início a opção do juiz e dos procuradores de Curitiba. O próprio Sergio Moro admitiu, sem recato, que considera legítimo e necessário buscar o apoio da opinião pública. E foi o que fez, com aparições públicas, recebimento de adulações da imprensa, palestras em que falava sobre os autos, pose para fotos com políticos, alguns dos quais acusados de corrupção, até com provas, num ativismo mais apropriado a um candidato.

Foram inúmeras as manifestações prévias, portanto precipitadas e interessadas, antecipando a condenação, por parte daqueles que deveriam zelar pela imparcialidade da Justiça. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fazem parte deste contexto insólito rasgados elogios à sentença condenatória por um juiz do TRF, antes mesmo da interposição formal de recurso, assim como ilações de membros do próprio tribunal quanto ao possível momento de uma prisão que sequer poderia ser aventada antes do julgamento, marcado para o dia 24. 

Politizar é mais do que inapropriado, é eticamente condenável. É permitir que altos funcionários do tribunal que vai julgar Lula façam campanha contra o réu nas redes sociais, sem que tal abuso gerasse qualquer censura dos magistrados ou medida disciplinar como determina o estatuto do servidor. Ao contrário, o gesto contou com apoio irrestrito da mais alta autoridade daquele tribunal, o seu presidente, Carlos Thompson Flores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Politizar é bater recordes de apressamento do prazo de análise do processo e “furar a fila”, porque em outubro tem eleição, e a intenção é impedir o réu de concorrer.

Politizar é tentar revogar a democracia e proibir a livre manifestação e o sagrado direito de ir e vir, ao intimidar simpatizantes de Lula com ameaça de violência policial contra um ato público que sempre se propôs pacífico. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Politizar é orientar o voto dos eleitores e acusar toda a classe política de corrupta, tentando se credenciar como paladino da honestidade e da justiça.

Amanhã e quarta-feira, o PT e os movimentos sociais estarão de maneira pacífica acompanhando o julgamento. Esperamos da parte dos agentes públicos e governos a serenidade e a responsabilidade que o momento exige e, de parte do presidente do tribunal, isenção e moderação — qualidades essenciais de um magistrado. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Partido dos Trabalhadores tem na democracia e no respeito às instituições um dos pilares desde a sua fundação. Não é a sigla que as têm desrespeitado. Portanto, não transfiram para o PT uma responsabilidade que não é sua.

Paulo Pimenta é deputado federal (RS) e líder do PT na Câmara

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO