CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Henrique Abrão avatar

Carlos Henrique Abrão

Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo

158 artigos

blog

O ressurgimento da Justiça

Essa onda na qual se surfa hoje é atributo de alguns promotores, juízes e delegados, os quais se comprometeram em tirar a sujeira debaixo do tapete e agir, a demonstrar uma perspectiva de extirpar a impunidade

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Há mais de século, a Justiça brasileira é definida como lenta, morosa, amiga dos poderosos, que somente condena pobres e discrimina os respectivos veredictos, intencionando favorecer ao poder econômico e, igualmente, aquele político, detentor do foro privilegiado desde o ano de 1969, em pleno período do autoritarismo.

Entretanto, a guinada, completa reviravolta, vem sendo feita e muitos afirmam que o Brasil de hoje está sendo governado pelo Judiciário. Não é errada a assertiva e nem tão correta, haja vista que a separação de poderes exige coerência e congruência para se evitar a invasão de esferas de competência.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cem anos de solidão da Justiça com a sociedade, com as instituições, com a população de uma forma geral, porém os últimos cem dias revelam justamente a mudança de visão dos usos e costumes.

O Mensalão construiu teias sólidas e vínculos políticos de favorecimentos, atingindo o coração da classe política, o Petrolão desmantelou as maiores empresas do País, várias delas em processo de recuperação judicial, sem falar na operação Zelotes, que anunciará e divulgará novos fatos de extrema estruturação das investigações.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No clima de encontrar seu papel e ter respaldo na forte atuação do Ministério Público, da Polícia e, fundamentalmente, da imprensa, que se presta a falar e dizer a verdade, o Judiciário nunca mais será o mesmo, com o peso e a responsabilidade do presente.

As autoridades reconhecem que essa missão é espinhosa, mas, ao mesmo tempo, dignificante, vejam que a morte do Ministro Scalia, da Suprema Corte Americana, abriu incansável disputa política entre Republicanos e o Presidente Obama, o qual já disse seus critérios objetivos de moralidade, conhecimento, capacidade, honestidade e preocupação com o espírito social, predicados que deveriam ser literalmente seguidos no Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vivemos novos tempos, novas épocas, de profunda crise, na qual se acentua o Poder Judiciário entre todos os Poderes da República e pela expectativa da transmissão dos julgamentos em que tudo se torna público.

Num Brasil que conta, hoje, com mais de um milhão de advogados, os formandos anualmente correspondem ao número de advogados na França, daí se tem uma dimensão dos cem milhões de processos que engessam a estrutura, hoje mais fragilizada pela falta de recursos e repasses.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sempre ousaram criticar, e algumas vezes com razão, o Judiciário, o salário dos juízes, as funções, mas, seguramente, é o Poder que tem um índice desprezível de corrupção e favorecimentos, talvez, com a reforma da Lei Orgânica e o fim do quinto constitucional, consigamos mais neutralidade e menos influências políticas.

Essa onda na qual se surfa hoje é atributo de alguns promotores, juízes e delegados, os quais se comprometeram em tirar a sujeira debaixo do tapete e agir, a demonstrar uma perspectiva de extirpar a impunidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com a redefinição do STF sobre a prisão em segundo grau, antes do trânsito, animam-se muitos e outros criticam a violação do princípio da presunção de inocência, mas casos excepcionais deverão ser analisados e atribuído o efeito suspensivo para que, na dúvida, não ocorra o encarceramento.

O momento histórico será capaz de infundir em cada magistrado do País o respeito pelas instituições, o olhar para o bem comum da sociedade e a reconstrução das pilastras das grandes empresas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ressurgimento da Justiça é, antes de mais nada, o encontro do Judiciário, que dormitava na burocracia de uma estrutura falida, com os anseios da sociedade, de ares menos poluídos, de horizonte confiável, cujas gerações não mais serão obrigadas a deixar compulsoriamente o Brasil, o emprego, a própria terra.

E o marco desse congraçamento pontuará menos corrupção, destruição das chagas da impunidade e abrirá sonhos realizáveis na esperança do futuro sem traumas e sem a divisão em prol da ordem e do progresso.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO