CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Benedito Maciel Neto avatar

Pedro Benedito Maciel Neto

Pedro Benedito Maciel Neto é advogado, autor de “Reflexões sobre o estudo do Direito”, Ed. Komedi, 2007.

118 artigos

blog

O roteiro de um golpe?

Ontem assistimos o remake de um roteiro sobejamente conhecido, o roteiro do golpe de 1964, com os requintes do século XXI

Ontem assistimos o remake de um roteiro sobejamente conhecido, o roteiro do golpe de 1964, com os requintes do século XXI (Foto: Pedro Benedito Maciel Neto)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

"Sem o trabalho da imprensa, não haveria legitimidade para a derrubada do presidente João Goulart."
Juremir Machado

Há um livro interessante de Juremir Machado chamado "1964 golpe midiático-civil-militar". Todos deveriam ler para compreender o que está acontecendo novamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ontem, assistindo às manifestações, verdadeiro reality show, pela Globo News, eu achei que estivesse vendo um filme ou uma peça de teatro.

Por que? Ora, porque uma peça de teatro é estruturada em "atos" e esses em "cenas". E os Atos se constituem de uma série de cenas interligadas por uma subdivisão temática. As cenas, por seu turno, se dividem conforme as alterações no número de personagens em ação: quando entra ou sai do palco um ator. O cerne ou medula de uma peça são os diálogos entre os personagens. Tudo contido num roteiro bem escrito e planejado, pois como todo bom roteiro através das Rubricas e das Indicações ele trouxe as determinações indispensáveis para a realização do drama e assim orienta os atores e a equipe técnica sobre cada cena da representação e envolve o público de forma eficiente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ontem assistimos o remake de um roteiro sobejamente conhecido, o roteiro do golpe de 1964, com os requintes do século XXI. O golpe que se apresenta próximo?

Passados mais de 51 anos, mais uma vez a classe média serve de massa de manobra dos interesses que um governo progressista contraria. Foi assim em 1964, basta recuperar os fatos, fotos, estudar a História ou comparar as manchetes dos jornais da época com os de hoje.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Penso que as manifestações de ontem são contra a democracia e atendem interesses que não são do país e do nosso projeto constitucional de nação. Manifestações amplamente apoiadas pelo GLOBO, pela GLOBO NEWS, pela FOLHA e pelos Mesquita do ESTADÃO, os mesmos veículos de comunicação que apoiaram o golpe em 1964. E tudo isso está a desconstruir 30 anos de democracia. Vamos ver aonde isso vai nos levar.

É curioso que sempre que um governo contrariou os interesses dos banqueiros, rentistas e grandes industriais o "método" foi o mesmo. Basta estudar o que ocorreu com Getúlio, JK, Jango e agora com Dilma Rousseff.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todos deveriam estudar História. Repito: o método de hoje é reprodução do que ocorreu com Getúlio em 1954, com JK durante todo o seu governo e com Jango.

Coincidentemente, as três derrotas da UDN (para Getúlio, JK, Jânio/Jango) desencadearam uma campanha midiática que levou ao golpe de 1964.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Espero estar errado. Mas me parece que a quarta derrota da neo-UDN representantes fieis da FEBRABAN e do FIESP (PSDB, DEM) é a causa da indignação seletiva e do caos artificialmente criado e inflado.

Sigo perplexo com a capacidade que os meios de comunicação têm em potencializar momentos de tensão institucional e instabilidade política em favor de suas posições e a serviço de seus senhores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não há duvida que falta "tarimba" política a Dilma, que até ser ungida por Lula foi uma tecnocrata do setor público, desde a eleição de Alceu Colares no Rio Grande do Sul em 1985.

Mas o método de construção do caos, de manipulação da classe média através da mídia e dos "especialistas" é o mesmo do cenário pré-golpe de 1964. Repito: espero estar errado, mas em 1964 interesses internacionais, apoiados pelas oligarquias nacionais e pelos senhores da mídia depuseram João Goulart, um presidente eleito democrática e constitucionalmente, e o Brasil seguiu a agenda de todos os países do então terceiro e o povo viveu sem democracia por 21 anos.

Hoje me parece que o pré-golpe segue o mesmo método: criminalização da Política, criminalização da esquerda, espetaculização disso tudo. A novidade é a judicialização da política ou, noutras palavras, a transferência para um Poder "confiável" as decisões que são originariamente da sociedade, da seara política.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO