CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Michel Zaidan avatar

Michel Zaidan

382 artigos

blog

O século XXI é americano?

Os americanos - depois da 2ª Guerra Mundial, se auto-elegeram os salvadores da humanidade, intervindo em tudo que se passa no planeta

Tanque do Exército norte-americano M1A1 Abrams participa de exercício militar da Otan na Letônia 26/03/2021 (Foto: REUTERS/Ints Kalnins)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Antes da Primeira  Guerra Mundial, Sartre dizia que era natural ser francês.  O que não era natural  era ser africano, asiático  ou sul-americano.  Depois da Primeira  Grande Guerra, o natural passou  a ser americano do norte. As outras etnias, raças e nacionalidades passaram a ser estranhas, exóticas  e algumas, sobrantes ou excedentes (e por isso elimináveis). Digo isso em razão  de se considerar  razoáveis e/racionais as pretensões americanas  em intervir  em tudo ou em todo lugar. É sempre em favor  da "democracia ", da "liberdade ", da "civilização judaico-cristã " etc. É a imagem da "potência  boazinha" que, conhecida por suas responsabilidades globais, intervém para salvar, pacificar, libertar, defender etc.      

Com esse discurso  messiânico  e salvacionista, os americanos  - depois da 2ª Guerra Mundial, se auto-elegeram os salvadores da humanidade, intervindo em tudo que se passa no planeta. Curiosamente, a "potência boazinha " não se submete à jurisdição internacional, não respeita as decisões da ONU (ou escolhe a que quer), não respeita a jurisdição do tribunal internacional Penal e não permite que seus cidadãos  sejam julgados  por crimes de guerra por tribunais estrangeiros.  E ainda mantém um verdadeiro "buraco preto"  jurídico  na base cubana de Guantánamo, com prisioneiros de guerra sem nenhum direito. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como se pode aceitar como natural uma pretensão imperial e amoral como essa? Agora, surgiu o conflito na Ásia Central. No ex-império soviético. Lá  vem a cavalaria norte-americana  pronta  para "ajudar" a Ucrânia  a preservar sua soberania diante  da Rússia.  Acredita alguém  nas razões  do direito internacional que esteja inspirando  a ação dos americanos?

Desde o 11 de setembro, os americanos acharam um motivo para se intrometer  nos negócios da  Ásia Central, riquíssima em  jazidas de gás natural que abastecem a Europa. Estão  ali perto a República Popular da China, o Irã e a Rússia, competidores  da hegemonia global  norte-americana  (todos  têm armas nucleares). É mais ou menos claro que o governo americano está  manipulando  seus aliados  da OTAN para impor limites geopolíticos à Rússia  e aos outros  competidores. Como disse  Putin, a Rússia não pode ficar segura com a instalação  de uma base militar em seu entorno, como os americanos não se sentiram  com os mísseis soviéticos em Cuba. É  um jogo estratégico  entre potências. E a OTAN, para que tem servido depois do fim da Guerra Fria, para a presença militar na Europa?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO