CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Rogério Correia avatar

Rogério Correia

Deputado federal (PT-MG)

81 artigos

blog

O significado dos fura-filas da vacina: salve-se quem puder

“O PL aprovado na Câmara faz das empresas uma espécie de concorrentes do Estado. O SUS, de tão elogiosos serviços prestados ao país desde sua criação, é o maior derrotado”, afirma o deputado Rogério Correia

(Foto: ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Rogério Correia

A Câmara concluiu hoje a aprovação do projeto que “flexibiliza” as regras para que o setor privado compre vacinas contra a covid. Votei, obviamente, contra esse projeto de lei, juntamente com a bancada do PT. Explico abaixo algumas razões para isso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em primeiro lugar, a forma, digamos, “adocicada” como ele é apresentado na mídia não é a mais correta. Pelo menos não na prática da vida real das pessoas. Em bom português, o projeto defendido pelo Centrão e pelo governo Bolsonaro dá aos empresários o direito de furarem fila na aquisição de vacinas.

Quem perde? A menos que você seja um empresário com muito dinheiro, quem perde é você. Não há vacinas no mercado mundial, como sabemos. Uma forma de fazê-la chegar a mais pessoas, independentemente do poder aquisitivo delas, é pela ação do Estado e seus instrumentos – no caso brasileiro, sobretudo o SUS. O projeto de lei aprovado desconhece isso e autoriza o fura-filas: quem tem mais dinheiro poderá comprar mais vacinas, e principalmente, comprar antes dos outros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há cerca de dois meses o Congresso já havia aprovado um projeto que permitia a compra por empresas, mas com atenuantes: deveriam ser autorizados pela Anvisa e deveriam ser doados ao SUS para cumprimento da ordem de prioridade.

Já temíamos, naquele momento, que o projeto anterior poderia ser apenas um preparatório para o “pulo do gato”. Foi o que infelizmente aconteceu. O PL aprovado na Câmara faz das empresas uma espécie de concorrentes do Estado. O SUS, de tão elogiosos serviços prestados ao país desde sua criação, é o maior derrotado. Consequentemente, perde o povo brasileiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Às vezes parte do empresariado brasileiro tenta nos convencer que vivemos numa Suécia, ou num país escandinavo. Como se o vale-tudo do qual o próprio empresariado se aproveita muitas vezes não fosse uma dinâmica cotidiana no país.

Por isso não dá para comemorar o fura-filas como se fosse a “liberação” de mais vacinas para o povo brasileiro. Infelizmente, não é isso. Poderemos assistir à desorganização ainda maior do já desorganizado combate à pandemia “coordenado” pelo desorganizadíssimo governo “chefiado” por Jair Bolsonaro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Votei “não”, juntamente com a bancada do PT. E se tema semelhante que atenta contra o caráter público e universal do SUS retornar à Câmara, votarei “não” novamente.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO