CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Kotscho avatar

Ricardo Kotscho

Ricardo Kotscho é jornalista e integra o Jornalistas pela Democracia. Recebeu quatro vezes o Prêmio Esso de Jornalismo e é autor de vários livros.

330 artigos

blog

Óleo nas praias no Nordeste: criminoso é esse desgoverno de fake news

Ricardo Kotscho, membro do Jornalistas pela Democracia, aponta o dedo para as mentiras do desgoverno de Jair Bolsonaro, forjado em fake news, que em dois casos recentes - Amazônia e Óleo no litoral do Nordeste - criminalizou respectivamente ONGs e Venezuela, sem apresentar provas. "Criminoso, Bolsonaro, é este teu desgoverno", escreveu Kotscho

Jair Bolsonaro, ao lado de General Heleno. (Foto: Carolina Antunes/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Ricardo Kotscho, no Balaio do Kotscho e para o Jornalistas pela Democracia

Sim, Bolsonaro, tanto as queimadas na Amazônia como o óleo nas praias do nordeste são tragédias provocadas por criminosos, como você diz, e aponta culpados sem apresentar provas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na Amazônia, logo você veio com a história de que quem tacou fogo na mata foram os índios e as ONGs estrangeiras.

Quando nosso litoral foi tomado por um óleo negro, você insinuou que a culpa era da Venezuela do teu inimigo Maduro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Hoje sabemos que quem provocou as queimadas na Amazônia foram teus seguidores fanáticos das tropas da madeira, da mineração e do boi, que promoveram o “Dia do Fogo”, estopim da tragédia, no dia 10 de agosto.

Também sabemos hoje que tonéis de óleo com o emblema da Shell foram encontrados nas nossas águas, sem que até hoje o governo brasileiro tenha pedido desculpas à Venezuela.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para que serve nossa gloriosa Marinha, que deveria defender a costa brasileira, se não é capaz de identificar a origem dos vazamentos de óleo que avançam sobre o litoral há mais de dois meses?

Criminoso, Bolsonaro, é este teu desgoverno, como a Folha denúncia em sua manchete de sábado:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Governo extinguiu comitês contra desastres por óleo _ Promotoria cobra Bolsonaro após maior desastre ambiental no litoral brasileiro”.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fomos informados agora pelo jornal que em abril o governo Bolsonaro baixou um decreto extinguindo dois comitês responsáveis por identificar e coibir casos de poluição das águas por óleo.

Diante da omissão do governo, eleito e mantido por fake news, o Ministério Público Federal cobrou de Bolsonaro um plano nacional de contingência de incidentes com vazamento de petróleo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pois, como informa a Folha, são justamente esses dois comitês extintos por Bolsonaro que deveriam fazer parte deste plano de contingência.

A omissão do governo movido a notícias falsas já provocou estragos em 77 cidades nordestinas.

Enquanto isso, em seus delírios hitlerianos, o capitão-presidente especulou que pode ser um ato criminoso para prejudicar o leilão do pré-sal, o nosso tesouro sob as águas, que está na origem do golpe de 2016 para derrubar Dilma e prender Lula.

Foi para isso que a Lava Jato fez uma joint-venture com a justiça e a polícia do amigo Trump: entregar nossas reservas a preço de banana.

Sem se preocupar com os gravíssimos prejuízos econômicos, ambientais e sociais causados pela incúria governamental ao povo da região atingida, Bolsonaro fez mais uma grosseria com os nordestinos nesta sexta-feira.

Chamou de “espertalhão”  o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, acusando-o de ter copiado sua proposta de dar um 13º salário aos beneficiários do Bolsa Família.

Era mais uma mentira, pois em sua campanha Câmara já tinha apresentado esta medida em seu programa de governo.

Os nove governadores nordestinos reagiram imediatamente ao “descabido e desrespeitoso ataque” em carta assinada por todos eles.

Dizem os governadores:

“Além de inverídica, a mensagem publicada possui um tom inaceitável, em qualquer situação, tornado-se ainda mais grave ao ser assinada pela mais alta autoridade do poder executivo”.

A irresponsabilidade do governo do ex-capitão afastado do Exército não tem limites.

Governa o país como se fosse o síndico de um condomínio de milicianos na Barra da Tijuca, não respeita ninguém e arruma uma confusão atrás da outra para governar sozinho com seus filhos e áulicos.

A boa notícia é que, na próxima semana, ele deve viajar para a Ásia, onde passará bastante tempo longe das crises, fabricando espuma e novos vexames.

No governo da vingança e do ódio, o povo nordestino que se dane. Quem mandou não votar no capitão de fancaria?

Bom final de semana a todos.

Vida que segue.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO