CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ribamar Fonseca avatar

Ribamar Fonseca

Jornalista e escritor

577 artigos

blog

Os arautos do pessimismo

No momento em que um grupo de alienados realiza uma passeata pedindo um golpe militar como solução para os problemas do país, FHC parece justificar o movimento

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

As declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicadas no último domingo, em entrevista à "Folha de São Paulo", comparando a presidenta Dilma Rousseff ao ex-presidente João Goulart, são preocupantes. No momento em que um grupo de alienados realiza uma passeata pedindo um golpe militar como solução para os problemas do país, o ex-presidente parece justificar o movimento, apoiando-o de maneira velada quando diz: "Ninguém quer dar golpe hoje no Brasil, mas ninguém sabe muito bem como atender demandas que aparecem de repente, com esses mecanismos lentos, muitas vezes desconectados, que são o palácio e o Congresso". Ou seja, ninguém quer o golpe, mas como não sabem como fazer para atender "as demandas com esses mecanismos lentos", o jeito é derrubar o governo, semelhante, segundo ele, ao governo de Jango.

O ex-presidente, que vem tendo maior exposição na mídia desde que o candidato do seu partido à Presidência da República, senador Aécio Neves, o pinçou das sombras para colocá-lo diante dos holofotes, também defendeu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobrás, em 2006. Um dia antes ele havia se manifestado contra a CPI, mas mudou de idéia depois de concluir que o caso é mais complicado. "Eu pensei que fosse uma coisa mais simples – disse – mas acho que tem de ser apurado". E acrescentou:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"As pessoas precisam saber o que foi feito com o dinheiro do contribuinte". Sem dúvida o governo tem o dever de informar o povo sobre o destino do seu dinheiro, mas pelo visto FHC esqueceu que, quando presidente, não deu a menor explicação sobre o que fez com o dinheiro da venda da Vale do Rio Doce e de todas as empresas estatais que privatizou durante o seu governo.

Fernando Henrique parece que sofre de amnésia passageira, pois esquece rapidamente – e convenientemente – o que fez ou disse no dia anterior. Quando assumiu a presidência, ele próprio pediu para que esquecessem o que havia escrito antes; esqueceu que chamou os aposentados de vagabundos; esqueceu do Sivam e da pasta cor-de-rosa; esqueceu que queria entregar a base espacial de Alcântara, no Maranhão, para os americanos, com um contrato de arrendamento que permitia ao governo dos Estados Unidos encravar em território brasileiro uma nova "Guantánamo". E já que agora defende uma CPI para a Petrobrás, poderia pedir a ampliação das investigações para a venda da Vale do Rio Doce, que também precisa ser melhor explicada. Na verdade, acho que é tempo de se expor as vísceras de todos os negócios polêmicos envolvendo o Estado, pelo menos durante os últimos vinte anos. Assim como a Comissão da Verdade apura agora o que aconteceu durante a ditadura, deve haver também uma comissão para apurar o que aconteceu depois dela.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na avaliação do ex-presidente, a imagem da presidenta Dilma Rousseff está arranhada. Incrível que só os tucanos conseguem enxergar os arranhões, porque o povo, segundo atestam as pesquisas, ainda não conseguiu vê-los. O candidato do seu partido ao Planalto, o senador Aécio Neves, também deve olhar a Presidenta pelo mesmo binóculo: em recente artigo ele afirma: "O sentimento geral dos brasileiros é um só: já deu!". Tal como FHC, o senador mineiro está precisando de óculos, pois não é isso o que pensa a população, ainda segundo as pesquisas, considerando a boa avaliação do seu governo. É natural que os tucanos desejem ocupar o Palácio do Planalto, assim como os pessebistas e todos os demais candidatos à presidência, mas é fundamental que não subestimem a inteligência do povo.

Os dois mais emplumados tucanos da atualidade – FHC e Aécio – parece que estão afinados nas críticas ao governo, certamente olhando pela mesma lupa que, aparentemente, está obliterando a visão de ambos. Agora mesmo eles abordaram, quase de maneira eufórica, o rebaixamento da nota do Brasil pela agência americana Standard & Poors que, aliás, não abalou a bolsa e sequer mereceu atenção dos investidores internacionais, que continuam interessados em investir no país. Num evento em São Paulo, o ex-presidente disse que "o rebaixamento é um sinal de desconfiança, é negativo para o país". O senador mineiro, por sua vez, afirmou: "Tamanho retrocesso não é obra que se constrói ao acaso. É fruto de desacertos diários de um governo que, até hoje, mais prejudicou do que ajudou o Brasil".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Afinal, em que planeta eles se encontram? De que Brasil estão falando? Se o governo de Dilma só prejudicou o Brasil, por que ela continua recebendo a aprovação do povo nas pesquisas? A julgar por suas declarações, tudo indica que eles só conhecem o país através das páginas da chamada Grande Imprensa, que pinta um Brasil em ruínas. É claro que ainda tem muita coisa errada e por fazer em nosso país, mas é difícil negar os avanços sem cair no ridículo. Se eles insistirem nessa visão vesga, como arautos do pessimismo, dificilmente conseguirão convencer o povão e, muito menos, atrair votos para o seu projeto político.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO