CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Moisés Mendes avatar

Moisés Mendes

Moisés Mendes é jornalista, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim). Foi editor especial e colunista de Zero hora, de Porto Alegre.

742 artigos

blog

Os chefões não podem escapar de novo

"Sem pegar os chefões, a estrutura criminosa será mantida e estará pronta a voltar a agir, como faz há mais de quatro anos", diz Moisés Mendes

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em Belo Horizonte 01/11/2021 (Foto: REUTERS/Washington Alves)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Moisés Mendes, para o 247

Os guardas das esquinas sabem quem organiza e financia os patriotas golpistas das estradas e do entorno dos quartéis em Alegrete, Jaú, Casca, Brusque, Imbituva, Cruz das Almas, Jaboticabal, Ipatinga.

Guardas, amigos dos guardas, clientes dos guardas e ladrões afugentados pelos guardas sabem quem são os líderes endinheirados fomentadores do golpe em Mombaça, Ijuí, Lucas do Rio Verde, Palotina, Santiago e Joaçaba.

Eles sabem quem ajudou a organizar as listas com nomes de lojas, donos de empresas, advogados, médicos, dentistas, eletricistas e prestadores de qualquer tipo de serviço que, por serem ligados ao ‘comunismo’, devem ser sabotados pela extrema direita.

Em todas as cidades pequenas e médias, até os gatos de rua sabem quem se envolveu ou ainda se envolve na tentativa de golpe, não como bucha, grudado no para-brisa de um caminhão, mas como mandante incitador, por ter poder econômico e político.

Sabem, mas teriam de provar. E investigar e provar crimes são tarefas para a polícia e o Ministério Público.

Essa é a etapa mais desafiadora do enfrentamento da tentativa de golpe. O sistema de Justiça terá de funcionar na plenitude para obter provas e denunciar os chefes.

Procuradores-gerais de Justiça dos Ministérios Públicos de São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo já disseram ao ministro Alexandre de Moraes que têm informações, e não só suspeitas, sobre os financiadores das arruaças.

O chefe do MP de Santa Catarina, Fernando Comin, foi mais específico e disse publicamente, em entrevista, que pelo menos 12 empresários e agentes públicos foram identificados como financiadores e organizadores dos bloqueios nas estradas do Estado.

Mas como identificar, enquadrar e denunciar o grande empresário patrocinador dos bloqueios e das redes de fake news, se ele geralmente age na retaguarda?

E se, mesmo com provas de envolvimento até de veículos da empresa, o dono empurrar a culpa para um preposto?

O nome do grandão não deve aparecer nas transferências de dinheiro via PIX. Essa é uma tarefa para os subalternos.

Contrabandistas, sonegadores e envolvidos em lavagem de dinheiro quase sempre escapam do cerco do Ministério Público.

Os milionários que financiam o golpe e chegam a fazer lives e a se expor em locais públicos em defesa dos atos fascistas não temem o MP. Porque o histórico é o da impunidade.

Mas os guardas de esquina de cidades médias e pequenas sabem quem são eles. Poucos desses financiadores foram para as estradas e nenhum, pelo que se sabe, cometeu a ousadia de aparecer no entorno dos quartéis.

Eles são parte das atividades da extrema direita desde a eleição de 2018 e foram acusados nas ações que tramitaram no TSE contra a chapa Bolsonaro-Mourão.

Todos escaparam, de Bolsonaro aos financiadores das milícias que disseminavam notícias falsas e difamações. Mas o TSE e o Supremo podem se reabilitar.

A fábrica de fake news e os organizadores dos atos antidemocráticos, articulados no gabinete do ódio, são parte da mesma engrenagem que acionou agora os bloqueios nas rodovias e as aglomerações nos quartéis. Estão ativos porque estão impunes.

Pegar o bagrinho, o chinelão empurrado para a caçada aos comunistas, não resolve. Podem pegar uma dúzia de caminhoneiros e tios do zap e assustar o resto por uns dias.

Sem pegar os chefões, a estrutura criminosa, na definição do próprio MP, será mantida e estará pronta a voltar a agir, como faz há mais de quatro anos.

O guardinha de Itaqui sabe que os homens do dinheiro, os que incitam e comandam, por motivação econômica disfarçada de ideologia, são mais importantes do que operadores que vivem no mundo da Terra plana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO