CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Henrique Matthiesen avatar

Henrique Matthiesen

Bacharel em Direito

102 artigos

blog

Os desencontros em nossa formação

O grande hecatoma ocorrido em nossa colonização, por meio de suas matrizes formadoras do povo brasileiro, traz em si a desumanização, parte do processo desconstrutivo etinico das mesmas matrizes

Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro no ano de 1500 (Foto: Óleo sobre tela de Oscar Pereira da Silva (1922))
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O grande hecatoma ocorrido em nossa colonização, por meio de suas matrizes formadoras do povo brasileiro, traz em si a desumanização, parte do processo desconstrutivo etinico das mesmas matrizes.

Darcy Ribeiro é pródigo na anáalise de sua obra “O povo Brasileiro” ao descortinar de forma categorica os desemcontros inevitais entre , europeus e índios, e posteriormente entre os negros africanos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Porquanto, “Surgimos da confluencia do entrechoque e do caldeamento do invasor português com indios sivicolas e campineiros e com negros africanos, uns e outros aliciados como escravos” sentencia Darcy Ribeiro em sua obra.

Os principios que norteiam esse processo seja na escravização , com o designio da exploração economica das novas terras, que só se tornaria plaussivel com a escravidão ou seja na cruzada evangelizadora, que também partilhava da ação escravagista, guiam esse desencontro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Evidentemente que diversamente do Mexico e do Peru, onde as comunidades indigenas, constituiram civilizações por meio de certa unidade “política’ seja com os Maias, Astecas e os Incas, no Brasil a falta dessa unidade foi crucial para a dominação europeia, mais rapida.

Alem disso os europeus contavam com uma condição evolutiva maior, que se traduzia nas estrategias de guerras e armamentos, pois aqui os indios lutavam com seus arcos e flexas, combatendo canhoes e “exercitos” treinados e bem comandados .

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tambem enfrentaram a mais perversa guerra biologica, as doenças trazidas eram catastroficas para as comunidades indigenas, que morriam aos milhares, num verdadeiro massacre .

Dentre essa biofucação de interreses dos colonizadors, seja economico ou messianico, os Jesuitas foram peças importantes nessa ação .

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas, destaca-se dentre os Jesuítas sua profunda ambigüidade de uma dupla lealdade frente aos índios e à Coroa, mais predispostos, porem aos interesses da Coroa, isso no primeiro século de desumanização.

Contudo no segundo século, com uma evolução moral capaz de provocar indignação devido seu papel triste, e com figuras mais edificante como e o caso de Antonio Vieira, se contrapuseram aos interesses da Coroa, foram expulsos, entregaram obedientemente as missões aos colonos ricos, e amargaram por décadas o triste papel de sujigadores que tinham representados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Grande desencontro, que ainda permeia nossa sociedade.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO