CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luciana Oliveira avatar

Luciana Oliveira

Jornalista de Porto Velho, Rondônia, e membro da Comissão Nacional de Blogueiros

257 artigos

blog

Os dias têm sido assim

Os discursos de ódio empestam as redes sociais e incentivam decisões legislativas e judiciais que simplesmente não têm cabimento numa sociedade que avança

28/06/2015 - PORTO ALEGRE, RS, BRASIL - Parada de luta LGBT na Redenção, com as presenças de Luciana Genro, Jean Willis, Fernanda Melchionna e Manoela D`Ávila. /diversidade / Foto: Guilherme Santos/Sul21 (Foto: Luciana Oliveira)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Nasci entre o auge e o início da decadência do regime militar no Brasil.

Não senti na pele, mas li muito sobre o período em que vigorou a censura, supressão de liberdades civis, tortura e mortes de opositores ao regime.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lutei muito nas últimas décadas, mas amparada por direitos garantidos por leis que julgava compreendidos pela sociedade brasileira.

O que vi até aqui sobre o que li da conjuntura social, econômica e política que foi deixada para trás, foram avanços.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lentos, graduais, mas passos à frente.

Nos últimos três anos tenho vivido como em cabo-de-guerra com os que lutam para retroceder mais de meio século.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E já paira uma catinga de sangue por repressões violentas à manifestantes que foram às ruas para manter seus direitos após o golpe de 2016. O negro inocente ficou na cadeia enquanto o branco rico foi pra sua mansão, uma estudante perdeu a visão de um olho, outro sofreu traumatismo craniano por cacetada de policial e o presidente golpista foi denunciado na Organização das Nações Unidas por violações de direitos humanos.

No Congresso Nacional resgatam o coro da ditadura para criminalizar movimentos sociais, sindicais, estudantis e partidários.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A censura voltou a exposições artísticas em ambientes privados, performances teatrais em praças, protestos em ambientes acadêmicos e a jornalistas levados a depor coercitivamente para revelar a fonte.

Os dias se parecem como na ditadura.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os discursos de ódio empestam as redes sociais e incentivam decisões legislativas e judiciais que simplesmente não têm cabimento numa sociedade que avança.

É o caso da decisão tomada pelo juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, que acatou parcialmente o pedido de liminar da ação popular que requeria a suspensão da resolução 01/1999, obstáculo a psicólogos para tratar a homossexualidade como doença.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O juiz manteve a resolução, mas determinou que o Conselho Federal de Psicologia não impeça profissionais de tentarem reverter a escolha de quem ama o mesmo sexo.

Psicólogos que se prestarem à reversão da orientação sexual são ‘doentes’.

Quando nasci, para a psiquiatria e psicologia, a homossexualidade já não constava na lista de transtornos mentais ou emocionais.

Em 1990, a Organização Mundial de Saúde ampliou o entendimento para que nunca mais o homossexualismo fosse vista como patologia.

A reversão da opção sexual já foi ‘tratada’ ao longo de séculos com prisão, hipnose, castração, choque, lobotomia e forca.

Esse juiz abriu um precedente, que por mais que não se estabeleça, reacende um debate ultrapassado e que só serve para alimentar o discurso homofóbico.

Pior, para tornar ainda mais frequentes, os casos de constrangimentos, agressões e mortes de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT).

Como calcular o retrocesso que a decisão impõe a um grupo social que conquistou tantas vitórias sociais, políticas e jurídicas?

Pude ver entre tantas conquistas, ainda que insuficientes, o direito ao casamento e à adoção por casais homoafetivos, a mudança de nome civil e social e a possibilidade de cirurgia de mudança de sexo e de reprodução assistida feita pelo SUS.

O retrocesso que vemos é uma desgraça promovida por parlamentares e juízes fundamentalistas.

O deus do ódio fascina multidões e o discurso dos doentes ganha robustez.

Quem lutou para garantir direitos fundamentais e usufruir de um ambiente mais civilizado, vai precisar do dobro de coragem e força para enfrentar à ofensiva retrógrada.

Só há duas opções: resistir ou se submeter aos ‘doentes’.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO