Os pecados capitais de Donald Trump

(Foto: Alex Solnik)

Tenho a impressão de que vamos passar muito tempo ainda falando de Trump para tentar decifrá-lo. O incrível não é ele ser o que mostra ser – arrogante, vaidoso, egocêntrico, agressivo, cruel, farsante, despótico, mentiroso, xenófobo, populista, oportunista, prepotente, delirante, homofóbico, avaro, etc etc – mas os americanos terem votado em peso num sujeito assim que em nenhum momento escondeu que era assim.

O normal é o candidato a presidente não expor exatamente o que pensa, principalmente quando seus pensamentos são altamente incendiários, mas ele não quis nem saber, abriu o jogo e ganhou em troca metade dos votos da maior nação do planeta. Sua eleição quebrou todos os parâmetros da elegância e instalou uma coleção de interrogações.

Como é que o papa e os padres vão convencer seus fiéis a não cometer pecados se um cara tão cheio de pecados se torna, conduzido por terceiros, o homem mais poderoso do mundo? Como as mães vão convencer os filhos a serem corretos para vencer na vida? Meu filho, você não pode ser arrogante para se dar bem na vida, diz a mãe. Mas, mãe, Trump é arrogante e se tornou o homem mais poderoso do mundo.

Metade dos americanos escolheu Trump apesar de Trump ser Trump.

Dos sete pecados capitais ele certamente comete ao menos cinco: Luxúria (apego e valorização extrema aos prazeres carnais, à sensualidade e sexualidade; desrespeito aos costumes; lascívia); Avareza (apego ao dinheiro de forma exagerada, desejo de adquirir bens materiais e de acumular riquezas); Ira (raiva contra alguém, vontade de vingança), Soberba (manifestação de orgulho e arrogância); Vaidade (preocupação excessiva com o aspecto físico para conquistar a admiração dos outros). Tenho dúvida quanto à Gula (comer somente por prazer, em quantidade superior àquela necessária para o corpo humano).Ele só não comete o pecado da Preguiça (negligência ou falta de vontade para o trabalho ou atividades importantes) porque se o cometesse não poderia cometer os outros.

O papa não deve estar gostando nada.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247