CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ronaldo Lima Lins avatar

Ronaldo Lima Lins

Escritor e professor emérito da Faculdade de Letras da UFRJ

199 artigos

blog

Oxigênio versus asfixia

Um Reitor que exerceu um mandato é uma pessoa com uma biografia respeitável, cujas opiniões nos interessam. Na luta contra a asfixia, apenas oxigênio não basta. É preciso sensatez. Sobretudo, inteligência, remédio que, para falar a verdade, não abunda, como a cloroquina, para distribuir a granel, neste governo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Muitas vezes, diante dos eventos, custamos a alcançar a carga metafórica que armazenam, indo além de seus limites, do ponto de vista do que significam. Isto na medida em que, ultrapassada a impressão inicial, algo em curso aponta para fenômenos profundos que, à primeira vista, não se alcançava. E não estamos falando de literatura, ainda que esta, frequentemente, acerte, querendo dizer mais do que realmente diz. 

Assim foi, por exemplo, com A peste, de Albert Camus, romance no qual uma epidemia implicava, de fato, na crise do nazismo e suas perversões.  As recentes notícias da falta de oxigênio em Manaus para atender aos doentes da Convid-19, escondiam problemas que apontavam não só para a incompetência das autoridades, com o perdido general Pazuello à frente, mas para uma postura ideológica hoje gritantemente declarada. O capitão no Palácio do Planalto, nesse ponto, não mentiu sobre os seus desígnios. Pretendia “limpar” a estrutura governamental de tudo o que não lhe fosse agradável. Se fosse preciso, removeria a inteligência e a faria desaparecer do cenário, nomeando estúpidos e incompetentes para os cargos. Assim aconteceu na Educação, depois que o desbocado Abraham Weintraub caiu e, entre os designados, tivemos até gente com currículos falsos!  Nas universidades, há algum tempo o governo procura afrontar a legislação não nomeando dirigentes a partir das listas dos mais votados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Rebela-se contra a letra da lei aprovada pelo Congresso e em pleno vigor. Para não encerrar o assunto, resolveu fiscalizar os discursos dos reitores e, de acordo com o seu teor, puni-los, por via de códigos caducos da antiga ditadura militar. A Universidade Federal de Santa Catarina já vivera excessos de arbitrariedade com o reitor Luiz Carlos Cancellier de Oliva, vítima das arbitrariedades da delegada Érika Mialik Marena, agora implicada em iniciativa de forjar processos... Levaram-no ao suicídio. Infelizmente, é uma caixa de Pandora, quanto mais se remexe, maiores os monstros que dela se desprendem.

 Mal concluído o episódio do Reitor Cancellier, desta feita na Federal de Pelotas, os constrangimentos dizem respeito ao ex-Reitor Pedro Hallal e ao Pró-Reitor de Extensão e Cultura Eraldo dos Santos Pinheiro, por delitos de opinião. Criticaram a condução (sem dúvida, lamentável) na administração da epidemia. Membros da CGU e do Ministério da Educação, estimulados pelo desejo de adular o chefe, não aceitaram os conceitos emitidos. Ignoram, que, nas universidades públicas, indivíduos que atingem às altas posições da reitoria, o fazem depois de vasta experiência acadêmica e científica atestada por seus pares. Não pode acontecer a escolha de um intruso, um enganador, um apadrinhado, para, de repente, depois de semelhantes processos, representar o corpo como um todo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um Reitor que exerceu um mandato é uma pessoa com uma biografia respeitável, cujas opiniões nos interessam.  Na luta contra a asfixia, apenas oxigênio não basta. É preciso sensatez. Sobretudo, inteligência, remédio que, para falar a verdade, não abunda, como a cloroquina, para distribuir a granel, neste governo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO