CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Pacto federativo de Guedes não é o mesmo dos senadores

"O ministro da Economia, Paulo Guedes, passou horas ontem conversando com a cúpula e os líderes no Senado sobre pacto federativo. Na saída, todos mantiveram as aparências e disseram que foi uma conversa muito boa e produtiva. Nem tanto", afirma Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia

O ministro da Economia, Paulo Guedes. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, para Os Divergentes e para o Jornalistas pela Democracia - O ministro da Economia, Paulo Guedes, passou horas ontem conversando com a cúpula e os líderes no Senado sobre pacto federativo. Na saída, todos mantiveram as aparências e disseram que foi uma conversa muito boa e produtiva. Nem tanto.

Governo e senadores só vão se entender quando resolverem um problema semântico: para os senadores, pacto federativo significa hoje um pacote de projetos que dão mais recursos para os estados e municípios; para o ministro da economia, esse conceito passa pela desvinculação das receitas orçamentárias para saúde e educação, por exemplo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

Então, o que ficou acertado ali é que o governo concorda em votar as emendas constitucionais e projetos reivindicados pelos líderes do Senado: a divisão mais equitativa dos recursos da cessão onerosa do pré-sal; o pagamento, ainda este ano, de R$ 4 bilhões da Lei Kandir, que seria extinta; a repartição do fundo social do pré-sal; o alongamento do prazo  para pagamento de precatórios; e a securitização das dívidas estaduais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E por que o governo concordou com tudo isso? Porque os senadores vincularam essas propostas à reforma da Previdência. Sem ameaças explícitas, deixaram claro que a tramitação da principal reforma do governo correria muito mais facilmente se esses pleitos forem atendidos. Guedes não teve muitas opções a não ser concordar.

O principal ponto do pacto federativo do ministro, porém, não será aceito. Ainda que silenciosos na reunião, diversos de seus participantes de lá saíram afirmando o óbvio: não existe e não existirá tão cedo maioria no Congresso para aprovar a desvinculação de recursos que hoje são garantidos na Constituição para saúde e educação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO