CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Jeferson Miola avatar

Jeferson Miola

Articulista

1129 artigos

blog

Palocci, um traste humano

É óbvio ululante que a “carta-testamento” do Antonio Palocci não teve o PT como destinatário real, mas sim seus carcereiros de Curitiba. Está claro, também, que a carta é apenas uma trapaça de um velhaco desesperado e sem compromisso com a verdade e com a dignidade, com a honra e com a história alheia, aponta o colunista Jeferson Miola; Não é improvável que, depois de colaborar para destruir Lula e o PT, o “italiano” se auto-exilie na Itália [país em que deve ter cidadania], para viver com os milhões amealhados e oferecidos em “contrapartida” pela Lava Jato, diz ainda Miola

Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil em governos recentes do Partido dos Trabalhadores, chega a Curitiba 26/09/2016 REUTERS/Rodolfo Buhrer (Foto: Jeferson Miola)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

É óbvio ululante que a “carta-testamento” do Antonio Palocci não teve o PT como destinatário real, mas sim seus carcereiros de Curitiba. Está claro, também, que a carta é apenas uma trapaça de um velhaco desesperado e sem compromisso com a verdade e com a dignidade, com a honra e com a história alheia.

Com a vilania, ele somou pontos na negociação de “contrapartidas” com seus carcereiros.As vantagens não serão desprezíveis: a proteção de parte significativa do formidável patrimônio que ele amealhou no mundo do crime, assim como a redução considerável dos anos no cárcere.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Palocci se esmerou em elaborar um documento com altíssimo poder semiótico. Não são fortuitas, em nenhuma hipótese, as inúmeras descrições no texto recheadas de sentidos e significados:

- “... as situações que presenciei, acompanhei ou coordenei, normalmente junto ou a pedido do ex-Presidente Lula”;

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

- “... a evolução e o acúmulo de eventos de corrupção ... principalmente a partir do segundo governo Lula”;

- “... destacar o choque de ter visto Lula sucumbir ao pior da política no melhor dos momentos de seu governo”;

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

- “... toda uma rede de sustentação corrupta e alheia aos interesses do cidadão”;

- “Nós, que nascemos diferentes, que fizemos diferente, que sonhamos diferente, acabamos por legar ao país algo tão igual ou pior dos costumes políticos”;

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

- “... onde Lula encomendou as sondas e as propinas, no mesmo tom, sem cerimônias, na cena mais chocante que presenciei do desmonte moral da mais expressiva liderança popular que o país construiu em toda nossa história”;

- “Até quando vamos fingir acreditar na autoproclamação do ‘homem mais honesto do país’, ...?”;

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

- “Afinal, somos um partido político sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade?”;

- “... pude acompanhar de perto a evolução de nosso poder e nossa deterioração moral”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma passagem, entretanto, sintetiza o poder semiótico da carta do Palocci:

... ‘o cara’, nas palavras de Barack Obama, dissociou-se definitivamente do menino retirante para navegar no terreno pantanoso do sucesso sem crítica, do ‘tudo pode’, do poder sem limites, onde a corrupção, os desvios, as disfunções que se acumulam são apenas detalhes, notas de rodapé no cenário entorpecido dos petrodólares que pagarão a tudo e a todos”.

Palocci se assumiu como roteirista da Globo e da oligarquia golpista, condição que deverá lhe render benefícios adicionais, além daqueles que receberá dos carcereiros de Curitiba.

A carta é o roteiro que a classe dominante buscava para a narrativa de desconstrução da imagem, do significado e do legado dos governos civilizatórios do ex-presidente Lula. Tem o poder de um míssil nuclear para aniquilar Lula e o PT.

Palocci escreveu que já virou essa página. “Ao chegar ao porto onde decidi chegar, queimei meus navios. Não há volta”.

Não é improvável que, depois de colaborar para destruir Lula e o PT, o “italiano” se auto-exilie na Itália [país em que deve ter cidadania], para viver com os milhões amealhados e oferecidos em “contrapartida” pela Lava Jato.

Seja onde e como ele viver, entretanto, Palocci não perderá, durante nada menos que toda a eternidade, a condição de traste humano.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO