CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1179 artigos

blog

Panelaços funcionam como reservas de liberdade

"Embora os panelaços guardem uma conhecida tradição latino-americana de protesto político, a grande manifestação de quarta-feira, 18, mostra que podem vir a assumir uma importância redobrada no próximo período", escreve Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia

(Foto: PR | Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia 

Para escapar de uma contaminação que pode custar milhares de vidas, brasileiros e brasileiras tem sido convocados a permanecer confinados nas próprias casas. Não devem sair a rua e devem evitar toda concentração de pessoas.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não há dúvida de que o recolhimento  tem uma razão legítima. É o último recurso para proteger o direito à vida da população de um país  onde o SUS  foi sucateado intencionalmente pelos governos Temer e Bolsonaro, e hoje não dispõe dos recursos tecnicamente disponíveis para proteger a própria saúde. 

O panelaço de quarta feira, que teve sequencias animadas na noite desta quinta, e possivelmente irá incluir outras manifestações nos próximos dias, mostra que, mesmo numa situação difícil, a população não abre mão do direito de se expressar e reivindicar. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Isso é muito bom -- em particular, quando se recorda a vocação autoritária de Jair Bolsonaro e do bolsoanismo, alvos  alvo de momentos inesquecíveis de repúdio e humor por parte de cidadãos com panelas e frigideiras nas mãos. 

Em caso de eventuais ameaças aos direitos constitucionais, o panelaço é uma forma de ação coletiva,  permitindo a um grupo de pessoas expressar sua visão sobre o rumo das coisas do país -- com repercussão garantida quando conseguem se conectar com redes sociais capazes de multiplicar sua audiência milhares de vezes. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Numa conjuntura de cidadãos atomizados compulsoriamente,  os panelaços funcionam como uma alternativa para quem não abre mão  falar com a própria voz -- preocupação particularmente valiosa num período  no qual o colapso da saúde combina-se com recessão já à vista e a permanentes pressões contra a democracia. 

Nesta situação, em momentos conturbados como o atual, os panelaços podem cumprir um papel insubstituível de reserva da liberdade de expressão, função comparável aos teatros de rua, murais e outras formas de manifestação política típicas dos tempos de resistência. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO