CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Michel Zaidan avatar

Michel Zaidan

382 artigos

blog

Partido inviável

O que é inviável é um partido digno desse nome conspirar contra uma candidatura competitiva e bem colocada nas pesquisas, em benefício de um grupo político cercado de denúncias e escândalos por todos os lados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Meu amigo e ex-orientando, na pós-graduação de Ciência Política, prof. Heli Ferreira, propôs que comentasse a entrevista do senador Humberto Costa declarando ser inviável a candidatura da deputada Marília Arraes à Prefeitura do recife, pela legenda do partido dos Trabalhadores. Logo ele que nunca conseguiu se eleger em nenhuma eleição para cargos majoritários a que concorreu. Ora, inviável e imoral é a manutenção dessa aliança política com a oligarquia de plantão, caso a candidatura de Marília prospere dentro do partido, como quer a maioria dos filiados do PT (e a presidente do partido, a senadora Gleisi Hoffmann).

O que é inviável é um partido digno desse nome conspirar contra uma candidatura competitiva e bem colocada nas pesquisas, em benefício de um grupo político cercado de denúncias e escândalos por todos os lados. E isto pela troca de uma aliança nacional com o PSB e a manutenção de alguns cargos no governo estadual. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Primeiro, como já se viu, nenhuma aliança garante que os diretórios estaduais do PSB respeitem o compromisso assumido pelas direções. Segundo, a vitória ou sucesso de uma eventual candidatura do PT a nível nacional não vai depender desse compromisso local. Terceiro, renunciar a ter candidatura própria em Pernambuco é renunciar covardemente à disputa de hegemonia política e se colocar como vassalo de uma oligarquia atrasada e de reputação duvidosa.

O Partido dos Trabalhadores não pertence a Humberto Costa, a Dílson Peixoto ou a qualquer maioral do partido. Menos ainda, à viúva de Eduardo Campos e ao seu infante herdeiro. Trocar uma candidatura viável, muito bem avaliada e representativa das bases do PT, por um mero arranjo interesseiro que envolve as negociatas miúdas de seus chefes locais por cargos e mandatos- prejudicando a possibilidade do partido de voltar a exercer sua hegemonia no processo sucessório municipal é uma alta traição aos interesses da democracia e do socialismo. É um crime de lesa-partido, que vai custar caro aos pernambucanos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quererá Humberto Costa abrir outra vez uma luta interna no partido (dessa vez contra a presidente do PT), de consequências imprevisíveis e nefastas para o conjunto das forças democráticas?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO