CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Miguel Paiva avatar

Miguel Paiva

Miguel Paiva é chargista e jornalista, criador de vários personagens e hoje faz parte do coletivo Jornalistas Pela Democracia

1924 artigos

blog

#Partiu Partido

"Além da ausência institucional, o governo atual prima pela destruição ou desmonte do que já havia", afirma o colunista Miguel Paiva. "Qual é o projeto de Brasil do PSL? Pelo que estamos vendo é um bate-boca de baixo nível entre seus filiados fixos e provisórios por um monte de dinheiro do fundo partidário", acrescenta

(Foto: Miguel Paiva)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Miguel Paiva, para o Jornalistas pela Democracia

Durante os anos em que morei na Itália, algumas vezes li que o país funcionava bem mesmo sem governo. No regime parlamentarista como o da Itália muda-se muito de governo. Cabe ao Presidente da República convocar os parlamentares para formar um novo gabinete. Nesse vai e vem , muitas vezes, a Itália passou bons períodos sem governo, mas funcionando. A economia funcionava, o desenvolvimento social avançava, os sindicatos negociavam, o país andava. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aqui no Brasil, estamos sem governo, ou melhor, num desgoverno desde janeiro, mas a diferença é que aqui o país não anda. Além da ausência institucional, o governo atual prima pela destruição ou desmonte do que já havia. Parece uma turma de delinquentes que assumiu o controle do bairro. Sai por aí destruindo tudo aquilo que encontra e não tem estrutura para construir nada no lugar. Vai aprovar uma reforma da Previdência capenga e descaracterizada que , assim mesmo, veio para tirar a aposentadoria dos mais pobres e dá-la aos bancos.

Fico imaginando se essa briga de baixo bastidor do PSL tivesse acontecido com o PT vencedor da eleição. Não só cairiam de pau como haveria, praticamente, uma comoção nacional enfatizando a falta de seriedade do partido. Aqui, fora as manifestações da imprensa alternativa, vemos um comportamento quase que pueril da grande imprensa em relação a isso, com risinhos debochados por detrás dos panos e uma desconfiança quase que invisível em relação aos números da economia. Só isso, como se isso fosse o farol do desenvolvimento de um país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com a crise chilena, o pessoal do Guedes e seu fã-clube perde um grande apoio. Agora quem eles vão citar como sucesso da política neoliberal? O Trump? Mas este não vale. Comparar a economia dos Estados Unidos com a nossa é ridículo e os Estados Unidos também podem ser considerados um desses casos em que o país funciona mesmo sem governo, ou com um governo como o do Trump. Além da tradição temos ali um país com história e respeito à democracia apesar de tudo.

Aqui a História é considerada subversiva e mudada ao bel prazer, a tradição só vale para a ideia errônea e falsa de família e a economia é um amontoado de números que medem a riqueza de quem ganha mais. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assim , sem governo como estamos, também ficamos sem funcionamento. O presidente se ausenta num momento de crise do seu partido, mas, pensando bem, que partido é esse e que presidente é esse? O partido não tem tradição política e o presidente não tem vocação nem partidária, nem democrática. Não tem história, para resumir. Pare ele , estar no PSL ou no PQP é a mesma coisa e se pensarmos bem, ele tem até razão. Que estrutura política o PSL dá para seus filiados? Qual é o programa do PSL? Qual é o projeto de Brasil do PSL? Pelo que estamos vendo é um bate-boca de baixo nível entre seus filiados fixos e provisórios por um monte de dinheiro do fundo partidário. 

Gente, se isso não é escandaloso não sei mais o que é. Se lembrarmos bem, há muito pouco tempo, a presidenta Dilma foi deposta por uma suposta pedalada fiscal que hoje me parece mais inocente que um passeio de bicicleta pela ciclovia de Brasília.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Onde fomos parar, diria minha mãe? Onde vamos parar, diria eu agora vendo com óculos escuros o futuro que se aproxima. Mas espero, de verdade, que esses óculos escuros sejam para proteger meus olhos do sol que voltará a brilhar e não para me esconder de vergonha do país que deixamos acontecer.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO