CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Cappelli avatar

Ricardo Cappelli

Ricardo Cappelli é secretário da representação do governo do Maranhão em Brasília e foi presidente da União Nacional dos Estudantes

202 artigos

blog

Páscoa do silêncio e do fosso

"O fundo do poço parece não ter fim. O ovo desta Páscoa, infelizmente, é o da Serpente", diz o colunista Ricardo Cappelli; "A construção de uma Frente Ampla Antifascista em torno da nação e dos valores democráticos é um imperativo histórico. Precisamos unir forças para jogar luz na escuridão, antes que seja tarde"

Páscoa do silêncio e do fosso (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Um padre é hostilizado e chamado de filho da puta no meio da missa por dois homens no Rio. Cometeu o “desatino” de dizer que Marielle, assim como Jesus, foi assassinada precocemente, mas que a luta dos que tentam melhorar a sociedade continua e dá frutos.

Uma desembargadora calunia a memória da vítima e defende a execução “num paredão profilático” de um deputado federal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lembrando cenas deploráveis do passado, um homem chicoteia o outro em praça pública.

A caravana de um ex-presidente é recebida por extremistas com pedradas, ovos e tiros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na Primeira Grande Guerra, quando a “humanidade enlouqueceu”, morreram 9 milhões de soldados e mais de 5 milhões de civis. No dia 24 de dezembro de 1914, primeiro natal desde o início do combate, em algumas zonas de guerra os soldados, espontaneamente, suspenderam os tiros.

Segundo o historiador inglês Martin Gilbert, ingleses e alemães, em alguns pontos, aproximaram-se na noite natalina, trocaram lembranças e até pudim. No dia seguinte voltaram a trocar tiros. A humanidade permanecia dentro deles.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que leva uma pessoa a comemorar uma execução? Aonde chegamos para que solidariedade e compaixão virassem um palavrão para setores da sociedade? Por que tanto ódio?
Estamos doentes, trocando argumentos por tiros.

Bolsonaro está calado à espreita. Seu silêncio medido e a relativização dos absurdos por grande parte da mídia é um sinal para que o fascismo avance. O fascista está calculando os próximos movimentos. A liderança nas pesquisas com a ausência de Lula recomenda cautela ao capitão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se as investigações sobre o assassinato da vereadora carioca chegarem aos culpados, e se não forem policiais, emergirá defendendo a execução dos bandidos. Não duvidem, parte expressiva da sociedade aplaudirá.

A brutal execução aprofundou o fosso e aumentou o diálogo de surdos. Os blocos sociais estão fechados em bolhas. Exclusões e bloqueios dos diferentes nas redes sociais alcançaram seu auge. Estamos num perigoso momento de ódio e cegueira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Momentos de barbárie e insanidade coletiva costumam produzir desgraças ainda piores. Quando o fosso se abre são as saídas extremadas e irracionais que ganham força.

Hitler era um radical patético desprezado na Alemanha. Caricato, não representava nada e tinha uma expressão eleitoral insignificante. Quanto mais a Alemanha afundava, mais ele crescia. O nazista de bigodinho “jamais chegaria ao poder.”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ianque topetudo que manipulou espantosos 50 milhões de perfis no facebook para espalhar ódio e medo, também não.

Setores da esquerda deslocam o debate público da agenda econômica para agenda comportamental. O fascista termina seu comício no aeroporto de Curitiba enviando “um beijo para as mulheres e um abraço hétero para os homens.” É ovacionado.

O fundo do poço parece não ter fim. O ovo desta Páscoa, infelizmente, é o da Serpente.

A construção de uma Frente Ampla Antifascista em torno da nação e dos valores democráticos é um imperativo histórico. Precisamos unir forças para jogar luz na escuridão, antes que seja tarde.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO