CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Leonardo Attuch avatar

Leonardo Attuch

Leonardo Attuch é jornalista e editor-responsável pelo 247.

416 artigos

blog

Paz no cemitério?

"'Parece que a economia brasileira está voltando à normalidade. Aos poucos o país está encontrando seu ritmo. O que não era normal era ver o país com inflação elevada, com o país em recessão, e o desemprego aumentando.' Assim reagiu o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, quando soube, em Washington, na sexta-feira 7, que a inflação brasileira em setembro, medida pelo IPCA, havia ficado em 0,08%", aponta Leonardo Attuch, editor do 247; "No entanto, de tudo aquilo que 'não era normal', segundo Meirelles, apenas um objetivo foi alcançado, uma vez que o Brasil continua em recessão – que se aprofunda – e o desemprego não para de crescer, em todas as regiões do País. Aliás, é justamente essa pasmaceira econômica que explica a inflação baixa"

Brasília - O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante entrevista coletiva.( Marcelo Camargo/Agência Brasil) (Foto: Leonardo Attuch)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

"Parece que a economia brasileira está voltando à normalidade. Aos poucos o país está encontrando seu ritmo. O que não era normal era ver o país com inflação elevada, com o país em recessão, e o desemprego aumentando.”

Assim reagiu o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, quando soube, em Washington, na sexta-feira 7, que a inflação brasileira em setembro, medida pelo IPCA, havia ficado em 0,08% – abaixo das estimativas de mercado e abrindo espaço para reduções na taxa de juros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No entanto, de tudo aquilo que “não era normal”, segundo Meirelles, apenas um objetivo foi alcançado, uma vez que o Brasil continua em recessão – que se aprofunda – e o desemprego não para de crescer, em todas as regiões do País. Aliás, é justamente essa pasmaceira econômica que explica a inflação baixa. Como já não há mais demanda na economia brasileira, os preços pararam de subir, num contexto de “paz no cemitério”.

O problema é que, até agora, nada se fez de concreto para enfrentar os problemas mais graves da economia brasileira, que são a retração da indústria e o desemprego. Em agosto, quando Meirelles já bradava a “volta da confiança”, a produção industrial caiu 3,8% no Brasil. Foi a queda mais intensa desde janeiro de 2012, que atingiu 21 dos 24 setores pesquisados e foi a 30.ª retração seguida na comparação com os dados do mesmo mês do ano anterior.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Diante desse cenário, o único remédio proposto pelo governo brasileiro é o congelamento de gastos públicos por 20 anos – uma medida polêmica que amarra as iniciativas não apenas deste governo, mas das quatro próximas gestões presidenciais e também não contribui para estimular a demanda interna.

Nesse ambiente de destruição completa, não é de estranhar que 20 estados da federação, o que inclui praticamente todos das regiões Norte e Nordeste, já estejam atrasando salários. No governo Temer, houve socorros federais apenas para Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro – e este, segundo consta, já estaria pedindo novos recursos, cerca de R$ 14 bilhões, antes de uma intervenção federal que parece ser inevitável.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aos poucos, o Brasil caminha para uma situação de falência total, em que vários estados decretarão calamidade pública. Foi esse o resultado de uma crise política iniciada no dia em que a presidente Dilma Rousseff foi reeleita e passou a ser sabotada por todas as forças interessadas no seu impeachment. Aos vencedores, o caos.

(artigo originalmente publicado na revista Nordeste)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO