CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1183 artigos

blog

Pesquisa mostra Bolsonaro fraco e Lula forte

"A população  manda dizer que por larga maioria discorda dos projetos essenciais do governo Bolsonaro", escreve Paulo Moreira Leite, articulista do 247. "Não quer mudar a previdência, condena privatizações, defende as leis trabalhistas." Para PML, essa postura "anuncia tempos difíceis para Bolsonaro, que logo será obrigado a abandonar o discurso ideológico, e confirma a permanência de Lula. Mesmo preso em Curitiba, ele permanece como porta-voz das ideias preferidas pela maioria dos brasileiros". 

Pesquisa mostra Bolsonaro fraco e Lula forte
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Paulo Moreira Leite, dos Jornalistas pela DemocraciaEscolhido em segundo turno por 39,6% dos eleitores, confirma-se agora que a sustentação popular dos planos de governo de Jair Bolsonaro tem consistência de uma gelatina. Diz o Data Folha: 

-- a reforma da Previdência é rejeitada por 71% dos brasileiros;

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

-- o programa de privatização é rejeitado por 57%;

-- a ideia de enfraquecer leis trabalhistas é rejeitada por 60%; 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

-- o alinhamento preferencial com a diploma dos EUA é condenado por 66%;

Estes dados são a causa fundamental das sucessivas confusões na coalização de extrema direita que tomou posse em 1 de janeiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Podemos falar de vários presidentes que decepcionam o eleitorado já no início do mandato -- como fez Fernando Collor com o bloqueio das contas bancárias. Mas não há registro de um conflito tão  escancarado no plano das ideias e propostas essenciais de um governo em início de mandato. 

A população não está decepcionada com Bolsonaro. Manda dizer, com simplicidade, por larga maioria, que discorda dos projetos essenciais de seu governo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Essa visão particularmente negativa anuncia tempos difíceis para Bolsonaro, sempre que ele abandonar o puro discurso ideológico -- que logo se tornará um exercício cansativo --  para enfrentar inevitáveis questões concretas.  

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Está claro que há uma óbvia  conta a pagar por parte de um presidente que conseguiu ganhar mais votos do que o adversário, mas não  tentou argumentar nem convencer racionalmente a maioria dos brasileiros. Escapou dos debates decisivos, em particular no segundo turno, e explorou ao máximo os benefícios da condenável facada de Juiz de Fora. 

Basta examinar os mesmos dados,  por um outro ângulo, para reconhecer um ponto essencial. Encarcerado em Curitiba, Lula continua a ser o principal porta-voz das ideias preferidas pela maioria dos brasileiros. Esta é a outra lição da pesquisa: a população permanece de acordo com o teor dos projetos ligados aos governos Lula-Dilma, ainda que não tenha dado os votos suficientes para uma quinta vitória em 2018. Em sua mensagem de fim de ano, Lula disse:  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

-- "Eles podem prender uma pessoa, como fizeram comigo, mas não podem encarcerar nossas ideias, muito menos impedir o futuro".

Este é o ponto. As conquistas de Lula e do PT permanecem vivas na memória da população e o partido só tem a ganhar com a decisão de permanecer leal ao eleitorado e fazer oposição ao governo que ameaçar destruí-las.  

Alguma dúvida?

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO