CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1184 artigos

blog

Pesquisa mostra consistência do apoio a Lula

Levantamento mostra que brasileiros e brasileiras irão às urnas de outubro para levantar outro país, escreve Paulo Moreira Leite, do Brasil 247

Lula no Rio Grande do Sul (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Paulo Moreira Leite, 247 - Mesmo admitindo a importância relativa das pesquisas de opinião, em particular quando envolvem conceitos, cabe reconhecer o valor do levantamento do DataFolha.

Após ouvir 2556 pessoas acima dos 16 anos em 181 cidades brasileiras, o instituto registrou um crescimento das ideias de esquerda entre brasileiros e brasileiras. Nada menos que 49% dos entrevistados se identificam com ideias de esquerda, contra 34% alinhados à direita e 17% ao centro.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Numa postura que questiona a mitologia consagrada de que o brasileiro é um povo alienado, sem noção de seus direitos e das possibilidades do país, mergulhado num conservadorismo sem limites nem remédio, o levantamento mostra uma população atenta a sua realidade, que procura aprender com a própria experiência. 

Assim, num país onde o neoliberalismo de Paulo Guedes e Bolsonaro jogou a economia no fundo do poço com privatizações e abertura ao imperialismo, 72% acham que o governo deve ser o maior responsável por fazer a economia crescer. Contra uma reforma trabalhista diminuiu os salários e elevou o trabalho precário, 56% acham que as leis trabalhistas devem ter seus benefícios ampliados. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na mesma linha, 76% estão convencidos de que a pobreza está ligada à falta de oportunidades. Contra a violência, 63%  acham que posse de armas deve ser proibida. Contra a intolerância bolsonarista, 79% acham que a homossexualidade deve "ser aceita por toda a sociedade".

Comparado com o levantamento anterior, feito em 2017, a diferença é clara. Há cinco anos, eleitores à esquerda e à direita se encontravam em empate técnico: 41%  a 40%. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O país vivia outro momento, em 2016, Dilma obteve uma reeleição com diferença de 3% nas urnas sobre Aécio Neves. Mas acabou deposta por um golpe parlamentar, a partir do qual o sistema político transitou  para uma semi-ditadura, iniciada com a prisão de Lula, que abriu caminho para a eleição  de Bolsonaro. 

Em 2022, o levantamento traduz a consistência do apoio da dos brasileiros e brasileiras a Lula. Os mesmo eleitores que anunciam a preferência pelo personagem alimentam opiniões que coincidem com a orientação de seu programa de governo e refletem, genericamente, a herança política petista.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para quem já compreendeu que o voto em outubro será apenas o primeiro desafio a ser encarado no árduo esforço de reconstrução do país, a população manda dizer que estará ao lado de Lula nos pontos essenciais de seu programa de governo. 

Numa democracia, este constitui um grande trunfo para a sustentação de um presidente popular. Deve ser valorizado na campanha, e, em caso de vitória, ampliado e reforçado durante o mandato. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguma dúvida?

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO