CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

PMDB rejeita ministérios por temer Lava Jato

Os ministérios deixaram de ser atraentes desde a eclosão da Lava Jato. Ficou muito mais difícil fazer qualquer negócio por baixo do pano desde que Sergio Moro assumiu o posto de celebridade número 1 do Brasil na pele do “carrasco de Curitiba”

Brasília- DF- Brasil- 07/04/2015- O juiz federal Sérgio Moro participa de apresentação de um conjunto de medidas contra a impunidade e pela efetividade da Justiça, na sede Associação dos Juízes Federais do Brasil (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) (Foto: Alex Solnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Tenho cá minhas dúvidas se a estratégia de entregar mais ministérios ao PMDB vai atender aos dois objetivos principais da presidente Dilma: aprovar o ajuste fiscal, sem o que governar em 2016 ficará inviável e proteger-se de um suposto processo de impeachment.

   Em tese, levando-se em conta o que aconteceu no passado, ela fez a lição de casa corretamente: em troca de altos cargos no primeiro escalão a retribuição que o governo espera são aprovações aos seus pleitos no Congresso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   Suspeito, porém, que alguma coisa mudou.

   O primeiro sinal estranho veio dos caciques do PMDB, Temer, Cunha e Renan que se negaram terminantemente a discutir nomes, investidos, subitamente, na condição de vestais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   Onde já se viu o PMDB recusar-se a conversar a respeito de uma fornada ministerial, principalmente por fazer parte dela o robusto Ministério da Saúde? Não é normal. 

   Mas, tudo bem. O governo insistiu, então, com as sub-estrelas e parece ter dado certo. O líder do partido na Câmara, Leonardo Picciani mordeu a isca e nomes foram jogados na mesa da presidente. Vitória do governo, alguns analistas comemoraram. Uma boa notícia em meio a tantas ruins. Mas será que foi mesmo?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   Ninguém estranhou o fato de que na lista de nomes de Picciani não há um peixe grande? Apenas lambaris? Por que será? Por que os tubarões do PMDB não estão nessa? Por que não querem comandar um ministério importante como o da Saúde, por exemplo?

   Talvez haja mais de uma explicação. Os peixes grandes não querem associar sua imagem a um governo em decomposição. Pode ser. Os peixes grandes desconfiam que o governo não vai durar muito. Pode ser.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   Mas a explicação que eu acho mais plausível é que os ministérios deixaram de ser atraentes desde a eclosão da Lava Jato. Ficou muito mais difícil fazer qualquer negócio por baixo do pano desde que Sergio Moro assumiu o posto de celebridade número 1 do Brasil na pele do “carrasco de Curitiba”.

   Pior do que isso: num clima em que delatores ocupam as manchetes da imprensa nacional, assumir um ministério tornou-se um gesto de alto risco, que pode levar a desdobramentos imprevisíveis, tais como puxar uma cana e outros vexames. A Lava Jato transformou ministérios em territórios minados. E ninguém tem um detector de minas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   Não sei se os nomes inexpressivos que o PMDB colocou na mesa da presidente terão autoridade, liderança e competência para arrastar a bancada a favor do governo. Temo que não.

   Temo que o caminho melhor seria inaugurar um governo com ministros indiscutíveis, unanimidades nacionais, suprapartidárias, o que passaria ao país e ao mercado financeiro a ideia de que o governo está se esforçando para ter uma gestão melhor, mais confiável, mais forte, que é do que o país precisa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   Acho que não vai dar certo, mas tomara que dê.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO