CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Chico Vigilante avatar

Chico Vigilante

Deputado distrital e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Legislativa do DF

576 artigos

blog

População politizada não compactua com golpes de estado

Alguém pode dizer, honestamente, que não sabia que Temer, Padilha, Geddel, Moreira, Aécio, e sua turma faziam parte de uma máfia?

são Paulo, SP 17 de Abril de 2015. BRASIL ECONOMICO. Na foto o Vice presidente Michel Temer. Foto: Murillo Constantino (Foto: Chico Vigilante)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Cada vez mais, no Brasil, ser político é visto como vergonhoso. A crise que vivemos nos leva a uma situação extremamente perigosa em termos históricos: a criminalização da política e do político.

Abandonar o âmbito da política, no entanto, é dirigir-se para o âmbito da violência.

A política democrática é a maneira civilizada de se resolver conflitos e choques de interesses. Partidos políticos e Parlamento são instrumentos, por excelência, pensados para evitar a violência, por meio do exercício do voto da maioria nas grandes decisões do país.

A negação da política tem sido uma estratégia do sistema, por meio de figuras que trabalham contra a conscientização das massas, que é o que conta para que participem ou não nos destinos do país.

A atual estratégia das elites é fazer com que o povo olhe para a política como algo sujo, como sinônimo de corrupção- figura esta sempre colocada como o grande mal a ser combatido em períodos de crise.

O combate à corrupção foi o ponto comum nas crises de 1954,1964 e 2016, e é hoje tema central da manipulação da classe média pela mídia. Ela existiu e existe, é óbvio, mas em nome da luta pelo seu fim, a hipocrisia tem vencido.

É importante perceber que a mídia e as classes médias manipuladas sempre se colocam na condição moralista de luta pela eliminação da corrupção quando se trata de governos de esquerda.

Esse combate e essa indignação, porém, não se repetem quando se trata dos crimes de corrupção da direita.

A indignação demonstrada contra Lula e Dilma nas ruas não se manifesta agora contra a terrível corrupção que veio a toma no governo Temer.

Nas manifestações de 28 de abril e de 24 de maio não vimos milhares de pessoas vestidas com a bandeira do Brasil e a camisa da CBF. Por que?

Por acaso a corrupção deixou de existir? Claro que não, mas sim porque a corrupção era apenas uma desculpa para se combater o programa petista. O que mobilizou a classe média foi o combate a medidas progressistas.

A crise atual tem um agravante em relação às outras. Agora, temos o protagonismo de um novo poder, o Poder Judiciário.

Vivemos cada vez mais numa concepção jurídica que diz que constitucional é o que o STF diz que é constitucional, legal é o que o Judiciário  diz que é legal. Mas não pode ser assim. Constitucional e legal é o que está na Constituição e nas leis. Interpretações são possíveis, mas não criações.

No Brasil de hoje aceita-se que se passe por cima da legislação e da própria Constituição porque o bem maior é vendido como o combate à corrupção.

E qual é a consequência? Quando se faz isso, quando se desestrutura o Estado – e isso já aconteceu em países como a Rússia, como a Itália – a tendência é que uma máfia tome conta do Estado, exatamente o que estamos vivendo atualmente, no Brasil.

Havia uma presidenta eleita, havia uma constitucionalidade instituída, que foi rompida. Alguém pode dizer, honestamente, que não sabia que Temer, Padilha, Geddel, Moreira, Aécio, e sua turma faziam parte de uma máfia?

O poder de manipulação exacerbado da mídia, o poder distorcido do Judiciário, e a real situação de disseminação da corrupção por todos os poderes no Brasil confunde a maioria da população.

Isso nos aponta a urgência de se incrementar a discussão sobre a participação política para o futuro de uma Nação. Golpes de estado são mais difíceis de serem aplicados quando a população está consciente e politizada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO